Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura: 
     
    (1) Título, em português e em inglês. 
    (2) Nome do autor e afiliação institucional.
    (3) Resumo, em português e em inglês.
    (4) Palavras-chave, em português e em inglês.
    (5) Corpo do texto.
    (6) Referências.
  • As citações serão preferencialmente feitas através do sistema autor data, contendo no corpo do texto do trabalho, entre parêntesis, o nome do autor em letras maiúsculas, a separação por vírgula, a ano da edição do livro, nova separação por vírgula, a abreviação: p., seguida imediatamente da página na qual se encontra a citação. Por exemplo: (SALDANHA, 2008, p.75). Também são admissíveis as citações em notas de rodapé, desde que contenham o nome do autor, o nome da obra, as referências da edição do livro e a página do texto citado.
  • As referências devem conter os dados que individualizam a obra. Serão feitas contendo o nome do autor, o título do trabalho citado, a cidade da editora, o nome da editora e o ano da edição. Preferencialmente, obedecerão ao seguinte modelo para o caso de livros: sobrenome do autor em letras maiúsculas, separação por vírgula, prenome e demais nomes do autor, separação por ponto final, nome do livro, separação por vírgula, cidade da editora, separação por vírgula, nome da editora, separação por vírgula e ano a edição seguido de ponto final. Por exemplo: SALDANHA, Nelson. Humanismo e história, Recife, Bagaço, 2008. Para o caso de artigos, antes do nome do veículo deve ser acrescentado o título do trabalho e, após o nome do veículo devem ser acrescentados os dados que individualizam o volume ou ano e o número da revista. Por exemplo: FREITAS, Ricardo de Brito. As condições da pesquisa científica em direito penal. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Vol. 41, Nº47, Bauru, Edite, jan-jun 2007.

    Obs.: critério atualizado em abril de 2024.
  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word, não podendo ultrapassar 2MB. O texto deve ser escrito em fonte Garamond, tamanho 12 em espaço simples e alinhamento justificado. O layout da página deve ser feito em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm).
  • O resumo deve ter, no máximo, 250 palavras e ressaltar o objetivo, o método de pesquisa e as principais conclusões. As palavras-chave, que no máximo serão oito, devem indicar o conteúdo do trabalho.
  • A partir do ano de 2024, a titulação mínima exigida para autores e coautores é de mestre. Serão admitidos, excepcionalmente, trabalhos de autoria de mestrandos, desde que em co-autoria com professor doutor do programa em que está vinculado.
  • A partir do ano de 2024, são permitidos trabalhos em coautoria desde que não ultrapasse o número de três coautores.
  • Há exigência de ineditismo, sem qualquer exceção. São aceitos apenas textos cujo conteúdo não tenha sido, parcial ou integralmente, publicado nem esteja em análise em outro veículo de divulgação.

    Portanto, a submissão é rejeitada nos casos de plágio, autoplágio ou falta de ineditismo.
  • A partir do ano de 2024, para fins de avaliação pelos pareceristas sem identificação dos autores,"blind review”, o trabalho deve ser submetido via plataforma (site), após cadastro, a partir do envio de dois arquivos em word:

    1. Folha de rosto, contendo nome completo, publicações dos últimos 03 anos (eventualmente com indicação de qualis do periódico) e curriculo resumido considerando as seguintes informações:
    a) titulação (concluída), com indicação da instituição, cidade, estado e país;
    b) pós-graduação em curso (stricto sensu), se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
    c) docência no mestrado/doutorado, se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
    d) docência na graduação, se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
    e) vínculo profissional (se diferente da afiliação acadêmica), se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
    f) e-mail do autor, que será publicado no artigo, como meio de contato;
    g) financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado, se houver.

    Arquivo explicativo/modelo de folha de rosto: https://1drv.ms/w/s!AhNe420tzwFtgul4mRRTvRppJyVoeQ?e=JP9ANa

    2. Corpo do trabalho sem identificação do autor, conforme normas de submissão acima referidas e demais orientações informadas no modelo disponível no link: https://1drv.ms/w/s!AhNe420tzwFtgul1oOYjo7kSziqvwQ?e=00GNOV
  • A partir do ano de 2024 adotou-se o sistema de fluxo contínuo, inexistindo prazo específico para sumissão dos trabalhos.

Diretrizes para Autores

Os artigos apresentados serão submetidos ao Editor, que avaliará preliminarmente a adequação do trabalho a linha editorial e o inetismo da pesquisa através de programa antiplágio. Após essa análise preliminar, caso o trabalho seja considerado adequado, o Editor submeterá o arquivo sem identificação ao Conselho Editorial, que os julgará tendo em conta a avaliação por dois pares segundo o sistema duble blind review, que garante o sigilo de autores e avaliadores.
 
Os trabalhos serão recebidos como já autorizados para a publicação, sem qualquer ônus para a revista ou para a Instituição, tendo em vista o seu caráter científico.
 
O prazo máximo para divulgação do resultado da avaliação para o autor é de 06 (seis) meses a contar da data da sumissão.
 
Em caso de dúvida ou qualquer problema técnico, deve ser enviado mensagem de e-mail para: revista.cihjur@faculdadedamas.edu.br

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