<b>EDUCAÇÃO, DIMINUIÇÃO DE DESIGUALDADES E ACRÉSCIMO DE OPORTUNIDADES NA VISÃO DE MARTHA NUSSBAUM</b><br/>EDUCATION, INEQUALITIES DECREASED AND OPPORTUNITIES INCREASED, IN THE VISION MARTHA NUSSBAUM
DOI:
https://doi.org/10.22293/2179-507x.v9i18.610Abstract
Por meio deste artigo, tem-se como escopo analisar o acesso à educação como forma de atingir o desenvolvimento humano, bem como verificar a eficiência da atuação estatal. Percebe-se a potencialização da desigualdade social e da concentração de renda, assim pensa-se em meios capazes de amenizar tal quadro. Sob o viés deste trabalho, a educação é ferramenta essencial para qualificar e capacitar o indivíduo, tornando-o apto a se incluir no mercado de trabalho e, consequentemente, na sociedade. A educação apresenta-se para o indivíduo como porta de entrada na sociedade, pois tem o condão de proporcionar a diminuição nas desigualdades sociais. O crescimento econômico também é colocado em pauta, haja vista a preponderância da busca pelo lucro em detrimento do desenvolvimento humano. Outrossim, por meio de uma metodologia analítica, empírica e crítica, com fundamento central nos ensinamentos de Martha Nussbaum, pondera-se a importância de um modelo econômico compatível com a capacitação humana e inclusão social, bem como um processo educacional ativo, que vise à efetivação democrática.Downloads
Published
2017-12-27
How to Cite
Pompeu (UNIFOR), I. M. R., & Pompeu (UNIFOR), G. V. M. (2017). <b>EDUCAÇÃO, DIMINUIÇÃO DE DESIGUALDADES E ACRÉSCIMO DE OPORTUNIDADES NA VISÃO DE MARTHA NUSSBAUM</b><br/>EDUCATION, INEQUALITIES DECREASED AND OPPORTUNITIES INCREASED, IN THE VISION MARTHA NUSSBAUM. Duc In Altum - Cadernos De Direito, 9(18). https://doi.org/10.22293/2179-507x.v9i18.610
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ARTIGOS