DESAFIOS DO ENSINO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: RELATOS DE UMA BREVE EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Autores/as

  • Patricia Geittenes Tondelo FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumen

A limitada carga horária dentro dos currículos dos cursos de arquitetura e urbanismo estão entre os obstáculos enfrentados pelos professores das disciplinas sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Esse artigo busca discutir acerca ensino do patrimônio dentro da graduação, bem como partilhar os resultados da aplicação de uma metodologia ativa para despertar nos acadêmicos e futuros arquitetos, o interesse sobre o patrimônio cultural. A atividade busca estimular o ensino e a valorização cultural por meio da construção de Guias Regionais. Dentre os principais resultados, constatou-se que aplicação de metodologias ativas pode desempenhar um papel significativo atuando de forma a contornar os impactos da pouca carga horária, pois funcionam como estímulo para a realização de atividades extraclasse.

Publicado

2023-06-12

Cómo citar

Tondelo, P. G. . (2023). DESAFIOS DO ENSINO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: RELATOS DE UMA BREVE EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. ARCHITECTON - Revista De Arquitetura E Urbanismo, 7(12). Recuperado a partir de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/arquitetura/article/view/2489