BRAZIL COM “Z”: IMAGEM INTERNACIONAL DO PAÍS DURANTE AS ELEIÇÕES 2018

Authors

  • WESLEY FELIPE DA SILVA SIQUEIRA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Abstract

Medir e entender a imagem internacional de um Estado tem crescido tanto na agenda de formuladores de política externa e tomadores de decisões estatais, quanto em estudos interdisciplinares que pesquisam a formação, percepção, projeção e impactos da imagem externa das nações. O Brasil tem despertado ascendente interesse da opinião pública internacional ao emergir como ator de relevância global no século XXI. É necessário, portanto, acompanhar as transformações na percepção externa que o país possui, de forma que o presente trabalho se dedicou a investigar “qual foi a imagem internacional do Brasil - no âmbito político - como transmitida pelas notícias do jornal Euronews durante o período das Eleições Presidenciais de 2018?”. Explorou-se o cenário eleitoral brasileiro enquanto contexto de transformação na imagem recente do país com base no noticiário internacional. O estudo se referiu à corrente teórica do construtivismo como pano de fundo para o campo de estudos da imagem internacional dos países, bem como se utilizou de conceitos e teorias presentes na intersecção teórica entre as relações internacionais e a comunicação como elementos de suporte à abordagem teórica e metodológica. Para isso, a metodologia teve uma abordagem quali-quantitativa ao aplicar a técnica da Análise de Conteúdo – em termos de frequência e valência - em notícias veiculadas pela versão online da emissora pan-europeia para o período delimitado. A análise empírica revelou uma imagem complexa do país: o Brasil tem uma percepção relativamente favorável no exterior, porém constantemente afetada por suas instabilidades internas. Neste sentido, o trabalho valida, sintetiza e discute alguns aspectos sobre o papel da mídia de massa – sobretudo jornalística – nas relações internacionais, sobre a imagem do Brasil na imprensa estrangeira, e provoca reflexões sobre as condições necessárias para a recuperação da percepção favorável do país no exterior.

Published

2022-04-05

How to Cite

SIQUEIRA, W. F. D. S. . (2022). BRAZIL COM “Z”: IMAGEM INTERNACIONAL DO PAÍS DURANTE AS ELEIÇÕES 2018. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 11(2). Retrieved from https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2054

Issue

Section

RELAÇÕES INTERNACIONAIS