Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
1. Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura:(1) Título, em português e em inglês.(2) Nome do autor e afiliação institucional.(3) Resumo, em português e em inglês.(4) Palavras-chave, em português e em inglês.(5) Corpo do texto.(6) Referências.
- 2. As citações serão preferencialmente feitas através do sistema autor data, contendo no corpo do texto do trabalho, entre parêntesis, o nome do autor em letras maiúsculas, a separação por vírgula, a ano da edição do livro, nova separação por vírgula, a abreviação: p., seguida imediatamente da página na qual se encontra a citação. Por exemplo: (SALDANHA, 2008, p.75). Também são admissíveis as citações em notas de rodapé, desde que contenham o nome do autor, o nome da obra, as referências da edição do livro e a página do texto citado.
-
3. As referências devem conter os dados que individualizam a obra. Serão feitas contendo o nome do autor, o título do trabalho citado, a cidade da editora, o nome da editora e o ano da edição. Preferencialmente, obedecerão ao seguinte modelo para o caso de livros: sobrenome do autor em letras maiúsculas, separação por vírgula, prenome e demais nomes do autor, separação por ponto final, nome do livro, separação por vírgula, cidade da editora, separação por vírgula, nome da editora, separação por vírgula e ano a edição seguido de ponto final. Por exemplo: SALDANHA, Nelson. Humanismo e história, Recife, Bagaço, 2008. Para o caso de artigos, antes do nome do veículo deve ser acrescentado o título do trabalho e, após o nome do veículo devem ser acrescentados os dados que individualizam o volume ou ano e o número da revista. Por exemplo: FREITAS, Ricardo de Brito. As condições da pesquisa científica em direito penal. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Vol. 41, Nº47, Bauru, Edite, jan-jun 2007.
Obs.: critério atualizado em abril de 2024. - 4. O arquivo deve estar em formato Microsoft Word, não podendo ultrapassar 2MB. O texto deve ser escrito em fonte Garamond ou Times New Roman, tamanho 12 em espaço simples e alinhamento justificado. O layout da página deve ser feito em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm).
- 5. O resumo deve ter, no máximo, 250 palavras e ressaltar o objetivo, o método de pesquisa e as principais conclusões. As palavras-chave, que no máximo serão oito, devem indicar o conteúdo do trabalho.
- 6. A partir do ano de 2024, a titulação mínima exigida para autores e coautores é de mestre. Serão admitidos, excepcionalmente, trabalhos de autoria de mestrandos, desde que em co-autoria com professor doutor do programa em que está vinculado.
- 7. A partir do ano de 2024, são permitidos trabalhos em coautoria desde que não ultrapasse o número de três coautores.
-
8. Há exigência de ineditismo, sem qualquer exceção. São aceitos apenas textos cujo conteúdo não tenha sido, parcial ou integralmente, publicado nem esteja em análise em outro veículo de divulgação.
Portanto, a submissão é rejeitada nos casos de plágio, autoplágio ou falta de ineditismo. -
9. A partir do ano de 2024, para fins de avaliação pelos pareceristas sem identificação dos autores,"blind review”, o trabalho deve ser submetido via plataforma (site), após cadastro, a partir do envio de dois arquivos em word:
1. Folha de rosto, contendo nome completo, publicações dos últimos 03 anos (eventualmente com indicação de qualis do periódico) e curriculo resumido considerando as seguintes informações:
a) titulação (concluída), com indicação da instituição, cidade, estado e país;
b) pós-graduação em curso (stricto sensu), se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
c) docência no mestrado/doutorado, se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
d) docência na graduação, se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
e) vínculo profissional (se diferente da afiliação acadêmica), se houver, com indicação da instituição, cidade, estado e país;
f) e-mail do autor, que será publicado no artigo, como meio de contato;
g) financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado, se houver.
Arquivo explicativo/modelo de folha de rosto: https://1drv.ms/w/s!AhNe420tzwFtgul4mRRTvRppJyVoeQ?e=JP9ANa
2. Corpo do trabalho sem identificação do autor, conforme normas de submissão acima referidas e demais orientações informadas no modelo disponível no link: https://1drv.ms/w/s!AhNe420tzwFtgul1oOYjo7kSziqvwQ?e=00GNOV - 10. A partir do ano de 2024 adotou-se o sistema de fluxo contínuo, inexistindo prazo específico para submissão dos trabalhos.