MÍDIAS SOCIAIS E DEMOCRACIA

A INFLUÊNCIA DAS APLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NO DEBATE DEMOCRÁTICO

Autores

  • Mateus de Oliveira Fornasier Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Gabrieli Camargo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Laís Cassol Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

DOI:

https://doi.org/10.22293/21791376.v12i23.1769

Resumo

O presente trabalho faz uma análise das principais ameaças que o uso da inteligência artificial (IA) representa para as comunicações públicas realizadas nas plataformas on-line de mídias sociais. Estabelece, desse modo, uma relação entre pluralidade, alteridade e liberdade de expressão/opinião, elementos essenciais para o exercício da democracia. Verifica também as maneiras que os artifícios dotados de IA são empregados na sociedade, compreendendo a evolução histórica da rede mundial de computadores, até o momento em que se torna onipresente na sociedade contemporânea e como os engenheiros sociais se beneficiam dessas plataformas on-line e das fraquezas dos usuários para obterem vantagens. A devida pesquisa consiste na problemática das principais ameaças que o uso da IA, nas plataformas de mídias sociais, representa para a democracia. Diante disso, a investigação científica, à luz do método hipotético-dedutivo, da abordagem qualitativa, da técnica exploratória e dos procedimentos bibliográficos e documental, objetiva compreender as influências das aplicações da IA nas comunicações na arena das mídias sociais e o impacto disso no debate democrático.

Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Fornasier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutor em Direito (UNISINOS). Professor dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Direitos Humanos e de Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Gabrieli Camargo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Acadêmica do Doutorado em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Laís Cassol, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Acadêmica da Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Fornasier, M. de O., Camargo, G., & Cassol, L. (2022). MÍDIAS SOCIAIS E DEMOCRACIA: A INFLUÊNCIA DAS APLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NO DEBATE DEMOCRÁTICO. Caderno De Relações Internacionais, 12(23). https://doi.org/10.22293/21791376.v12i23.1769