<b>A PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO NO CONTEXTO DA FABRICALIZAÇÃO DAS CIDADES: AS RESPOSTAS À CLANDESTINIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO</b><br/>THE CAPITALIST PRODUCTION OF SPACE IN THE CONTEXT OF CITY’S MANUFACTURING: THE RESPONSES TO CLANDESTINE LABOR RELATIONS

Autores

  • Everaldo Gaspar Lopes de Andrade UFPE
  • Fernanda Barreto Lira UFPE
  • Maria Clara Bernardes Pereira UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22293/2179-507x.v10i22.979

Resumo

Este artigo visa demonstrar as estratégias contemporâneas de acumulação do capital, centrada na mercantilização das cidades. Forma específica de acumulação, baseada na financeirização da moradia, para instituir a produção capitalista do espaço. Se, de um lado, a acumulação do capital, centrada na mercantilização das cidades promove a renovação urbana, do outro, transforma as cidades em mercadorias. Assim, constata-se um aumento na desigualdade social, na favelização das periferias e dos centros urbanos, na degradação do meio ambiente e nos apartheids sociais. No contexto da produção capitalista do espaço, apontam-se, como saídas, a Economia Social e Solidária, e, especificamente, a Economia da Cultura. Esta última emerge como espaço privilegiado de experimentação de trocas simbólicas e de resgate da cidadania, projetando-se além das perspectivas forjadas pelo trabalho contraditoriamente livre e subordinado. Divide-se em cinco capítulos. O primeiro retrata a mundialização financeira e seus efeitos na produção capitalista do espaço. O segundo enfrenta o tema da internacionalização do capital, financeirização da moradia e a mercantilização das cidades. O terceiro analisa as cidades como negócio e a ideologia da circulação, que desencadeia o aparecimento dos sem-teto, dos favelizados e os apartheids sociais dos centros urbanos. O quarto defende a reconfiguração das cidades por meio economia da cultura e das lutas emancipatórias. O quinto propõe o recrudescimento da luta pelo bem-estar comum e do propósito de retomada, pela sociedade excluída, do seu capital simbólico coletivo e de suas marcas de distinção, a partir da economia da cultura.

Referências

ACIOLI, José Adelmy da Silva. Fundamentos Teórico-dogmáticos do Princípio da Proteção Social. Belo Horizonte, RTM, 2018.

ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes de. O direito do trabalho na filosofia e na teoria social crítica. Os sentidos do Trabalho subordinado na cultura e no pode das organizações. São Paulo: LTr, 2014.

ANTUNES, Ricardo. Século XXI: nova era de precarização estrutural do trabalho? In: ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy (Orgs.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 231-238.

. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. (Orgs.) A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2013.

BINDÉ, Jérôme. Para o apartheid urbano? In: MATSURA, Koïchiro (Org.). As chaves do século XXI. Lisboa: Instituto Piaget, 2000, p. 435-443.

BOULOS, Guilherme. Por que ocupamos? Uma introdução à luta dos sem-teto. São Paulo: Autonomia Libertária, 2015.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CARLOS, Ana Fani Alessandri; VOLOCHKO, Danilo; ALVA-REZ, Isabel Pinto (Orgs). A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2015.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

COSENTINO FILHO, Carlo Benito. O direito do trabalho na revolução informacional e nas teorias dos movimentos sociais: impactos no postulado autonomia, nas relações individuais e coletivas de trabalho. Belo Horizonte: RTM, 2018.

COSTA, Ariston Flávio Freitas da. Os anarquistas e os imigrantes, no contexto do sindicalismo brasileiro: o resgate ao anarcossindicalismo e as tendências contemporâneas. Recife: Texto Avulso. Programa de Pós-Graduação em Direito UFPE, 2017.

D’ANGELO, Isabele Bandeira de Moraes. A subordinação no direito do trabalho: para ampliar os cânones da proteção, a partir da economia social e solidária. São Paulo: LTr, 2014.

BENHAMOU, Francoise. A economia da cultura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

FERRARI, Therezinha. Fabricalização da cidade e ideologia da circulação. São Paulo: Outras Expressões, 2012.

GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques. Cidades, transformações do mundo do trabalho e políticas públicas. A questão do comércio ambulante em tempos de globalização. In: Renovação urbana, mercantilização da cidade e desigualdade socioespaciais. GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques et al (orgs.) Rio de Janeiro; Maud X, 2013.

HARDT, Michael; NEGRI , Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016.

HARVEY, David. Cidades Rebeldes. Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

__________. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2001.

LIRA, Fernanda Barreto. Meio ambiente do trabalho e enfermidades PROFISSIONAIS: os rituais do sofrimento e a morte lenta no contexto do trabalho livre/subordinado. Tese de Doutorado. Texto Avulso. Recife: Programa de Pós-graduação em Direito da UFPE, 2015.

__________. A greve e os novos movimentos sociais. São Paulo: LTr, 2008.

MARICATO, Ermínia. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MICELI, Sérgio. Introdução. In. BOOURDIEU, Pierre. Economias das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PEREIRA, Maria Clara Bernardes. A livre circulação de trabalhadores no âmbito da comunidade europeia e do mercosul. Recife: UFPE, 2014.

PORTA, D. O movimento por uma nova globalização. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

ROCCA, J.G. El tecer sector. Documentación Social. Madrid: Revista de Estudios Sociales y Sociología Aplicada. Madrid: Cáritas Española, 1996.

ROLNIK, Raquel. Guerras dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. São Paulo: Boitempo, 2015.

SINGER, Paul. Economia política da urbanização. São Paulo: Contexto, 2017.

SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalização e Urbanização. Núcleos urbanos na história. revolução industrial e urbani-zação. A cidade moderna: para onde. São Paulo: Contexto, 2017.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Semântica urbana e segregação: disputa simbólica e embates políticos na cidade “empresarial”. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida; CORRÊA, Roberto Lobato; CARDOSO, Isabel Cristina da Costa; PINTAUDI, Silvana Maria. (Orgs.) A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.

SILVA, Olinda Rodrigues; FRANÇA, Jéssica Paiva. Reconfiguração Urbana de Belém: avanços e impasses provocados pela intervenção urbanística da PMB na Bacia da Estrada Nova. In: Renovação urbana, mercantilização da cidade e desigualdade socioespaciais. GOMES, Maria de Fátima Cabral Marques et al (orgs.) Rio de Janeiro; Maud X, 2013, p. 209-219.

VASCONCELOS, Pedro de Almeida; CORRÊA, Roberto Lobato; CARDOSO, Isabel Cristina da Costa; PINTAUDI, Silvana Maria. (Orgs.) A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Andrade, E. G. L. de, Lira, F. B., & Pereira, M. C. B. (2019). <b>A PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO NO CONTEXTO DA FABRICALIZAÇÃO DAS CIDADES: AS RESPOSTAS À CLANDESTINIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO</b><br/>THE CAPITALIST PRODUCTION OF SPACE IN THE CONTEXT OF CITY’S MANUFACTURING: THE RESPONSES TO CLANDESTINE LABOR RELATIONS. Duc In Altum - Cadernos De Direito, 10(22). https://doi.org/10.22293/2179-507x.v10i22.979

Edição

Seção

ARTIGOS