<b>O ACESSO AO DIREITO HUMANO À SAÚDE NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO: A INEFICÁCIA DO ESTADO NA PRESTAÇÃO DE DIREITOS E A (DES)NECESSÁRIA JUDICIALIZAÇÃO</b><br/>ACCESS TO HUMAN RIGHTS TO HEALTH IN THE AGE OF GLOBALIZATION: THE INEFFECTIVENESS OF THE STATE IN THE PROVISION OF RIGHTS AND THE (UN) NECESSARY JUDICIALIZATION

Autores

  • Janaína Machado Sturza UNIJUÍ - RS
  • Evandro Luis Sippert

DOI:

https://doi.org/10.22293/2179-507x.v10i22.976

Resumo

A sociedade brasileira, bem como a sociedade global, vivem hoje uma crise conjuntural que faz (re)pensar o modelo de Estado vigente, em face à nova concepção e dinamicidade das relações sociais marcadas pela fluidez e volatilidade. As complexas questões de diversidades de raça, gênero, religião, condições econômicas e financeiras, revelam a hipossuficiência econômica, provocada pelo modelo globalizado, que de forma desigual e injusta distribui bens e serviços. Seguindo este ideário, o presente artigo tem como objetivo demonstrar, através de um estudo bibliográfico que segue o método hipotético dedutivo, que é por meio da implementação e positivação dos direitos fundamentais, que o Estado deve(ria) proporcionar de forma equitativa uma melhor qualidade de vida, com prestações estatais afirmativas e inclusivas, destacando-se o acesso à saúde pública. Logo, quando o Estado não garante um direito fundamental, acaba por não permitir também a efetivação dos direitos humanos, privando uma grande parcela da população de dispor de saúde e, consequentemente, de uma vida digna. Discutir o contexto das afirmações positivas na seara social, perpassando por uma análise da (in)atuação do Estado por meio da crise dos Poderes e do sistema político e social vigente é essencial no contexto global. Portanto, verificou-se que a atuação do Judiciário no sistema de saúde é para suprimir as demandas dos outros Poderes, saindo da sua esfera de atuação e resolvendo problemas pontuais e individuais. Assim, uma das questões mais recorrentes é a judicialização de demandas sanitárias, cujo principal motivo é a não prestação de direitos fundamentais sociais pelo Estado.

Referências

BAUMANN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Traduzido por Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BEDIN, Gilmar Antonio. Os direitos do homem e o neoliberalismo. 3º ed. Ijuí: Unijuí, 2002.

_____, Gilmar Antônio (Org.). Estado de Direito, jurisdição universal e terrorismo. Ijuí: Unijuí. 2009.

_______. A idade média e o nascimento do estado moderno: aspectos históricos e teóricos. Ijuí: Unijuí, 2012.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro. Editora Campus. 1992

BARROSO, Luís Roberto. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democrática. v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/synthesis/article/view/7433. Acesso em: 06 ago. 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm . Acesso em: 07 jun. 16.

_______. Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm. Acesso em: 01 ago. 2016.

CAMPILONGO, Celso Fernandes. O judiciário e a democracia no Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 21, p. 116-25, 1994. In: STRECK, Lenio Luiz. MORAIS. Jose Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do estado. 8. ed. Porto Alegre: Livraria do Ad-vogado, 2014.

DELMAS-MARTY, Mireille. Três desafios para um direito mundial. Tradução e posfácio de Fauzi Hassan Choukr. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2003.

DOUZINAS, Costas. O Fim dos Direitos Humanos. Tradutora Luzia Araújo. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2009.

FLORES, Joaquín Herrera. Teoria Crítica dos Direitos Humanos: os Direitos Humanos como produtos culturais. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

LUCAS, Doglas Cesar. Direitos Humanos e Interculturalidade um diálogo entre a igualdade e a diferença. 2. Edição. Unijuí. 2013.

_____, Doglas Cesar. Os direitos humanos como limites à soberania estatal: por uma cultura político-jurídica global de responsabilidades comuns. In: BEDIN, Gilmar Antônio (Org.). Estado de Direito, jurisdição universal e terrorismo. Ijuí: Unijuí. 2009.

MARTÍNEZ, Alejando Rosillo. Fundamentos dos Direitos Humanos Desde a Filosofia da Libertação. Tradução Ivone Fernandes Morcilo Lixa e Lucas Machado Fagundes. Ijui. Unijui. 2015.

MAYORGA, René Antonio. Las paradojas e insuficiencias de la marginalización y democratización. In: Imagenes descono-cidas. Buenos Aires: Clacso, 1988. In: STRECK, Lenio Luiz. MORAIS. Jose Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do es-tado. 8. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O Estado, a Sociedade e as Políticas Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais. n° 23, 1987. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/.../Estado,%20sociedade,%20políticas%20sociais.pdf. Acesso em: 26 mai. 2016.

STRECK, Lenio Luiz. MORAIS. Jose Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do estado

ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

STRECK, Lenio Luiz; TASSINARI, Clarissa ; LEPPER, Adriano Obach. O problema do ativismo judicial: uma análise do caso MS3326. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 5, Número Especial, 2015 p. 51-61 Disponível em:

www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/RBPP/article/.../pdf. Acesso em: 6 ago. 2016.

WARAT, Luís Alberto. PÊPE, Albano Marcos Bastos. Filosofia do Direito uma introdução crítica. Editora Moderna. 1996.

WEBER, Suelen da Silva. Decisão, Risco e Saúde. O paradoxo da decisão judicial frente a pedidos de medicamentos. Editora Juruá. 2013.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

Sturza, J. M., & Sippert, E. L. (2019). <b>O ACESSO AO DIREITO HUMANO À SAÚDE NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO: A INEFICÁCIA DO ESTADO NA PRESTAÇÃO DE DIREITOS E A (DES)NECESSÁRIA JUDICIALIZAÇÃO</b><br/>ACCESS TO HUMAN RIGHTS TO HEALTH IN THE AGE OF GLOBALIZATION: THE INEFFECTIVENESS OF THE STATE IN THE PROVISION OF RIGHTS AND THE (UN) NECESSARY JUDICIALIZATION. Duc In Altum - Cadernos De Direito, 10(22). https://doi.org/10.22293/2179-507x.v10i22.976

Edição

Seção

ARTIGOS