<b>A EMERGÊNCIA DO TRIBUTO E DO SEU PROCESSO SOCIOPOLÍTICO</b><br/>THE EMERGENCE OF THE TAX AND ITS SOCIO-POLITICAL PROCESS
DOI:
https://doi.org/10.22293/2179-507x.v10i20.691Resumo
Este trabalho se propõe a descrever o percurso histórico do tributo a partir do seu importante papel na sociedade. A partir do método hipotético-dedutivo, descreve-se a sua incidência sobre os fatos sociais em diferentes momentos da história. Como meio de coesão social, legitima a sua exigência espelhando, contudo, as estratégias voltadas para a dominação e o poder. A argumentação central é conduzia em torno das diversas etapas do notável percurso do ônus fiscal, desde a controvérsia do seu surgimento, passando pela Idade Média, pelo absolutismo até a emergência do Estado fiscal e do Estado providência. Essa última etapa introduziria o tributo na sociedade moderna na fase pós-Revolução Industrial, tendo o mesmo recepcionado os princípios democráticos e os anseios por uma sociedade melhor. Esse cenário promissor decorreu das revoluções que se constituíram em um importante divisor de águas, marcou de fato, a passagem da tributação em suas formas arcaicas para um modelo baseado nos princípios do consentimento e da capacidade contributiva, dentre outras formas de justificativa do ônus fiscal.Referências
ARDANT, Gabriel. Théories sociologiques de l’impôt. Paris: SEVPEN, 1965.
CORREIA NETO, Celso de Barros. O Avesso do Tributo: incentivos e renúncias fiscais no direito brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Almedina, 2016.
FALCÃO. Maurin Almeida. A teoria do fato social em Durkheim e os elementos de conexão para uma análise sociológica do tributo. Revista de Informação Legislativa, 196, 2012, Brasília, p. 39-51.
HOANG-NGOC, Liêm. Vive l’impôt ! Paris: Grasset & Fasquelle, 2007.
MARTINS. Ives Gandra Uma Teoria do Tributo. São Paulo: Quartier Latin, 2006.
MELO. João Paulo Fanucchi de Almeida. O nascimento da Tributação e os diferentes fundamentos para o seu exercício. In: DERZI, Misabel Abreu Machado (Org.). Justiça Fiscal. Belo Horizonte: Del Rey, 2016, p. 279-299.
SALANIÉ, Bernard. Théorie économique de la fiscalité. Paris: Economica, 2002.
SAMSON, William D. History of taxation. In: LYMER, Andrew,
HASSELDINE, John (Org.). The International Taxation Sys-tem. Norwell: Kluwer Academic Publishers, 2002, p. 21-41.
TORRES. Heleno Taveira. A Justiça dos Tributos. In: DERZI, Misabel Abreu Machado (Org.). Justiça Fiscal. Belo Horizonte: Del Rey, 2016, p. 217-253.
TORRES. Ricardo Lobo. Tratado de Direito Constitucional Financeiro e Tributário - Vol. IV. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.
VOLTAIRE. O preço da justiça. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001.