<b>DOS DELITOS E DA PEDAGOGIA DAS PENAS: ELUCIDAÇÃO DE UMA RELAÇÃO QUE CESARE BECCARIA ASSUME MAS NÃO EXPLICA</b><br/>ON THE OFFENCES AND THE PEDAGOGY OF CRIMINAL SENTENCES: ELUCIDATION OF A RELATIONSHIP THAT CESARE BECCARIA ASSUMES BUT DOES NOT EXPLAIN

Autores

  • Cláudia Elias Duarte Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22293/2179-507x.v12i27.1313

Resumo

É inegável a existência de um diálogo entre Cesare Beccaria e a pedagogia do seu século. Essa relação surge, desde logo, afirmada quando o aperfeiçoamento da educação é invocado em Dos delitos e das penas como o meio mais seguro para prevenir o crime. Da pedagogia de Beccaria pouco é, porém, dito. Por se tratar de um tema demasiado vasto, o filósofo remete os seus leitores para os escritos que um “grande homem, que ilumina a humanidade que o persegue”, dedicou ao tema. Sobre a identidade desse grande teórico da educação nada mais se afirma; e sobre as ideias que defende sobre educação Beccaria apenas diz estarem de acordo com as máximas que, veremos, estão em voga no século XVIII. Se o silêncio do autor Dos delitos e das penas torna difícil saber o que ele pensaria sobre pedagogia, talvez as suas teses sobre as penas possam lançar alguma luz sobre o tema. Nesse sentido, pretende-se mostrar que é possível falar, em Beccaria, de uma pedagogia da pena partindo do princípio de que a administração da justiça criminal supõe uma adequação das penas à natureza dos delitos praticados mas também à natureza de quem os pratica. Tal abordagem sugere que a humanização das penas, e a paradigmática negação da pena de morte atribuída a Beccaria, serão melhor compreendidas tendo em conta aquele princípio. A pedagogia da pena revela as condições de possibilidade para essa compreensão.

Referências

ALVES, Sílvia. Punir e humanizar: o direito penal setecentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2014.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.

BEIRNE, Piers. Inventing criminology. In Criminal Justice, Contemporary literature in Theory and Practice. New York: Garland Publishing Inc, 1997.

BELLAMY, Richard. Introduction. In BECCARIA, Cesare. On crimes and punishments and other writings. BELLAMY, Richard (Ed.). Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

DUBBER, Markus D. (Ed.). Foundational texts in modern criminal law. Oxford: Oxford University Press, 2014.

GOYARD-FABRE, Simone. Montesquieu: la nature, les lois, la liberté Paris: Presses Universitaires de France, 1993.

HARCOURT, B. E. Beccaria’s On Crimes and Punishments: a Mirror on the History of the Foundations of Modern Criminal Law. In Foundational texts in Modern Criminal Law. New York: Ox-ford University Press, 2014.

HART, H. L. A. Essays on Bentham: studies in jurispru-dence and political theory. Oxford: Clarendon Press, 1982.

HUME, David. A Treatise on Human Nature. London: Long-mans, Green, and Co., 1874.

JAUME, Lucien. La liberté et la loi: les origines philosophiques du liberalism. Paris: Fayard, 2000.

KRAUSE, Sharon R. Two concepts of liberty in Montesquieu. In Perspectives on Political Science, vol. 34, 2005 – Issue 2, pp. 88-96. London: Taylor and Francis Group, 2005.

LOCKE, John. Some Thoughts concerning Education. Lon-don: S. Birt, 1752.

LOCKE, John. Two Treatises of Civil Government. London: Whitmore and Fenn, 1821.

MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. Lisboa: Edições 70, 2015.

RAHE, Paul A. Montesquieu and the logic of liberty. Yale: Yale University Press, 2009.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile ou de l’éducation. Paris: Charpentier Libraire-Éditeur, 1848.

TRACY, Destutt de. Commentaire sur l’Esprit des lois de Montesquieu. Paris: Théodore Desoer Libraire, 1819.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Duarte, C. E. (2020). <b>DOS DELITOS E DA PEDAGOGIA DAS PENAS: ELUCIDAÇÃO DE UMA RELAÇÃO QUE CESARE BECCARIA ASSUME MAS NÃO EXPLICA</b><br/>ON THE OFFENCES AND THE PEDAGOGY OF CRIMINAL SENTENCES: ELUCIDATION OF A RELATIONSHIP THAT CESARE BECCARIA ASSUMES BUT DOES NOT EXPLAIN. Duc In Altum - Cadernos De Direito, 12(27). https://doi.org/10.22293/2179-507x.v12i27.1313

Edição

Seção

ARTIGOS