Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A introdução do artigo deve conter elementos essenciais a uma plena compreensão do texto. Sugere-se que os autores iniciem o texto com uma breve contextualização do assunto e após apresentem o PROBLEMA investigado no artigo. Também se sugere que sejam apontados de forma clara os OBJETIVOS do artigo, bem como, a METODOLOGIA empregada. Ao final da introdução recomenda-se que seja realizada uma apresentação sucinta da estrutura geral do artigo de modo a permitir que o leitor compreenda como o assunto será abordado a partir de então. O tempo verbal adequado para introdução é o presente.
  • O resumo deve possuir no máximo 10 linhas. Formatação: Letra Times New Roman tamanho 9. Deve incluir frases curtas e breves que descrevam objetivo do artigo, problema investigado. Também deve apontar metodologia empregada. Discussão teórica. Principais conclusões. Tempo verbal no presente.
  • Informar de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.
  • Todas as citações de até 3 linhas deverão ser indicadas no corpo do texto por meio do uso “de aspas” seguida da indicação da fonte em nota de rodapé. Quando for necessária alguma citação que exceda 3 linhas, o texto deverá estar em BLOCO e sofrer um recuo de 4 cm a partir da margem esquerda e o texto deverá ser grifado em letra tamanho 10 e espaçamento simples. Nesse caso a fonte da informação deverá ser incluída em nota de rodapé ao final do bloco de texto. Não usar itálico para citações. Se as citações forem de obras em língua estrangeira o autor do artigo deverá inserir no corpo do texto a tradução livre e inserir o original em rodapé. Caso o autor do artigo precise suprimir algum trecho na citação deverá indicar por reticências entre colchetes.
  • As referências devem conter os dados que individualizam a obra. Serão feitas contendo o nome do autor, o título do trabalho citado, a cidade da editora, o nome da editora e o ano da edição. Preferencialmente, obedecerão ao seguinte modelo para o caso de livros: sobrenome do autor em letras maiúsculas, separação por vírgula, prenome e demais nomes do autor, separação por ponto final, nome do livro em itálico, separação por vírgula, cidade da editora, separação por vírgula, nome da editora, separação por vírula e ano a edição seguido de ponto final. Por exemplo: SALDANHA, Nelson. Humanismo e história, Recife, Bagaço, 2008. Para o caso de artigos, antes do nome do veículo deve ser acrescentado entre aspas o título do trabalho e, após o nome do veículo devem ser acrescentados os dados que individualizam o volume ou ano e o número da revista. Por exemplo: FREITAS, Ricardo de Brito. “As condições da pesquisa científica em direito penal”, Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Vol. 41, Nº47, Bauru, Edite, jan-jun 2007.
  • O arquivo deve estar em formato Microsoft Word, não podendo ultrapassar 2MB. O texto será escrito em letra Times new Roman tamanho 11 e com espaçamento 1,5 e justificado. Não deve haver espaço entre os parágrafos que compõem o texto, nem espaçamento automático gerado pelo processador de texto. O layout da página deve ser feito em papel A4 (29,7 x 21 cm), com margens: superior (3 cm), esquerda (3 cm), inferior (2 cm) e direita (2 cm).
  • A conclusão deverá permitir ao leitor compreender se os objetivos apontados na introdução foram atendidos. Deverá ser elaborada de forma consistente, sem citações, pois é um espaço dedicado para as considerações finais do autor visando apresentar elementos suficientes quanto ao atendimento dos propósitos esperados com a redação do artigo/pesquisa.

Diretrizes para Autores

Os artigos apresentados serão submetidos ao Editor, que avaliará preliminarmente a adequação do trabalho à linha editorial. Após essa análise, no caso do trabalho ser considerado adequado, o Editor submeterá o trabalho ao Conselho Editorial, que os julgará tendo em conta a avaliação por dois pares segundo o sistema duble blind reveiw, que garante o sigilo de autores e avaliadores.

Os trabalhos serão recebidos como já autorizados para a publicação, sem qualquer ônus para a revista ou para a Instituição, tendo em vista o seu caráter científico. Os trabalhos deverão ser submetidos através da página web da resvista ou enviados para o endereço eletrônico:

cihjur@faculdadedamas.edu.br 

Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura:

(1) Título, em português e em inglês.

(2) Nome do autor e afiliação institucional.

(3) Resumo, em português e em inglês.

(4) Palavras-chave, em português e em inglês.

(5) Corpo do texto.

(6) Referências.

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