O USO DE MATERIAL COMPÓSITO NA RESTAURAÇÃO DOS PAINÉIS DE AZULEJOS DO CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO DO RECIFE, PERNAMBUCO

Autores

  • Pérside Omena Ribeiro Universidade Nova de Lisboa

Resumo

Este artigo expõe os serviços executados entre 2009 e 2011, em 25 painéis de azulejos de produção portuguesa do século XVIII, pertencentes ao conjunto do Ciclo do Gênesis, localizados no claustro do Convento de Santo Antônio do Recife, cidade da Região Nordeste do Brasil. Esse trabalho foi uma intervenção interdisciplinar de restauração que contemplou, além da intervenção direta nos azulejos, o saneamento do edifício, utilizando-se metodologia desenvolvida para o caso específico e novos materiais, a exemplo de material compósito — sanduíche de alumínio e polietileno, que minimizou, mormente, o problema de umidade originária da parede, uma das principais causas de deterioração dos azulejos.

Referências

ADDINGTON, M. and SCHODEK, D. L. Smart Materials and New Technologies: For the Architecture and Design Professions. Oxford: Architectural Press, 2002.

GRIFO Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais, 2011. Relatório final da restauração do acervo azulejar do Convento de Santo Antônio do Recife. Recife: IPHAN, out. 2011.

JABOATÃO, F. A. S. M. OFM. Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Província do Brasil. Recife: Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, 1980. 3 vols. em 1 (Parte Segunda). Fac-símile da edição de 1859, 1861, 1862.

OLIVEIRA, M. A. R. and RIBEIRO, E. S. Barroco e Rococó nas Igrejas de Recife e Olinda. Brasília, DF: Iphan, 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Ribeiro, P. O. . (2021). O USO DE MATERIAL COMPÓSITO NA RESTAURAÇÃO DOS PAINÉIS DE AZULEJOS DO CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO DO RECIFE, PERNAMBUCO. ARCHITECTON - Revista De Arquitetura E Urbanismo, 6(9), 97–106. Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/arquitetura/article/view/1583