O DESIGN UNIVERSAL E O MODERNISMO: O CASO DA UNITÉ D’HABITATION DE MARSEILLE

Autores

  • Denise Gaudiot Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa
  • Laura Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • João Pernão Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa

Resumo

A arquitetura moderna, fruto da revolução industrial, levou a uma nova forma de pensar o habitat e as habitações. De uma maneira geral estas mudanças foram na direção de uma sociedade mais igualitária com a utopia da inclusão social. No entanto estes novos modelos, por vezes produzidos em massa, deixaram de pensar no ser humano de forma individualizada, concentrando-se no problema do déficit habitacional e nas questões sociais. Só no final da segunda metade do século XX é que o design, também fruto da revolução industrial, passou a questionar o consumismo exagerado das sociedades capitalistas, e começou a voltar sua atenção para o ser humano e o meio ambiente. A arquitetura também passa a ter uma abordagem mais ampla a respeito dos usuários dos espaços através de umaconcepção projetual que leva em conta a ergonomia e o design universal. Este artigo propõe uma investigação sobre a relação entre o pensamento de Le Corbusier na concepção de um dos grandes ícones do movimento moderno, a Unité d’habitation de Marseille, edifício de uso público e privado, e o início de uma visão da arquitetura de forma mais preocupada com o usuário e sua relação com o espaço habitado.

Referências

CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. Senac: São Paulo, 2012.

KOPP, Anatole. Quando o moderno não era um estilo e sim uma causa. Nobel: São Paulo, 1990.

LE CORBUSIER. Le Modulor. Denoël-Gonthier: Paris, 1982.

MIGUEL, Elisiário João. CIDADES VERTICAIS: A reinvenção da Unité d’Habitation à Marseille de Le Corbusier como tipologia habitacional contemporânea. Dissertação de mestrado em Arquitectura (Ciclo de Estudos Integrados). Universidade da Beira Interior, 2012. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/2350. Acessado em 20/03/2019.

NORBERG-SCHULZ, Christian. Existencia, Espacio y Arquitectura. Blume: Barcelona, 1975.

SBRIGLIO, Jacques. Le Corbusier, L'Unité d'Habitation de Marseille. Parentheses: Marselha, 1992.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Gaudiot, D., Martins, L. ., & Pernão, J. . (2021). O DESIGN UNIVERSAL E O MODERNISMO: O CASO DA UNITÉ D’HABITATION DE MARSEILLE. ARCHITECTON - Revista De Arquitetura E Urbanismo, 6(9), 18–32. Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/arquitetura/article/view/1577