O DESIGN UNIVERSAL E O MODERNISMO: O CASO DA UNITÉ D’HABITATION DE MARSEILLE
DOI:
https://doi.org/10.22293/architecton.v6i9.1577Resumen
A arquitetura moderna, fruto da revolução industrial, levou a uma nova forma de pensar o habitat e as habitações. De uma maneira geral estas mudanças foram na direção de uma sociedade mais igualitária com a utopia da inclusão social. No entanto estes novos modelos, por vezes produzidos em massa, deixaram de pensar no ser humano de forma individualizada, concentrando-se no problema do déficit habitacional e nas questões sociais. Só no final da segunda metade do século XX é que o design, também fruto da revolução industrial, passou a questionar o consumismo exagerado das sociedades capitalistas, e começou a voltar sua atenção para o ser humano e o meio ambiente. A arquitetura também passa a ter uma abordagem mais ampla a respeito dos usuários dos espaços através de umaconcepção projetual que leva em conta a ergonomia e o design universal. Este artigo propõe uma investigação sobre a relação entre o pensamento de Le Corbusier na concepção de um dos grandes ícones do movimento moderno, a Unité d’habitation de Marseille, edifício de uso público e privado, e o início de uma visão da arquitetura de forma mais preocupada com o usuário e sua relação com o espaço habitado.Citas
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