CAPACITANDO MEMBROS DE CONSELHOS MUNICIPAIS EM GARANHUNS – O COMUD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria do Carmo de Albuquerque Braga Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Matheus Felipe Herculano Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jeisy da Silva Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência das capacitações online ofertadas ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Garanhuns, por meio de projeto de extensão, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Para desenvolver o projeto foram utilizados documentos como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Cidade (2002), os documentos relativos ao Conselho em questão, tais como: a lei nº 3740/2010, que instituiu o Conselho e seu regimento interno bem como conceitos e teorias de autores como Silva (2006) e Skliar (1999). Participaram do trabalho como beneficiários, membros titulares e suplentes do Conselho. Com a realização das capacitações, foi possível observar que os membros do referido conselho, em sua maioria, possuem conhecimento tanto prático como teórico do exercício de suas funções e suas atribuições, contudo, a menor parte não possui o conhecimento legal, seus termos técnicos, a relação com o Estatuto da Cidade e com a Constituição Federal. Porém, observou-se que essa falta de conhecimento é superada na atuação prática desses membros, o que só foi possível entender pela espontânea participação da aluna bolsista nas reuniões ordinárias do conselho, logo após as capacitações, fato agregador tendo em vista que a obtenção de respostas aos questionários enviados aos membros não foi animadora, dificultando a análise e o resultado almejado.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Braga, M. do C. de A. ., Herculano, M. F. ., & Melo, J. da S. . (2021). CAPACITANDO MEMBROS DE CONSELHOS MUNICIPAIS EM GARANHUNS – O COMUD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ARCHITECTON - Revista De Arquitetura E Urbanismo, 6(9), 80–96. Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/arquitetura/article/view/1582