EDUCAÇÃOFINANCEIRAEDECISÕESECONÔMICAS: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Autores/as

  • JOSÉ GUILHERME MAGALHÃES ALEXANDRE SILVA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumen

Este trabalho investigou o nível de educação financeira dos docentes de uma instituição privadade ensino superior localizada na zona norte do Recife e analisou como esse conhecimentoinfluencia seu comportamento financeiro, com ênfase nas práticas de poupança e investimento.O objetivo foi compreender a relação entre o grau de alfabetização financeira dos docentes esuas decisões econômicas, considerando os desafios de sua profissão e a influênciadainteligência emocional na gestão de recursos. O problema de pesquisa centrou-se em avaliaro nível de educação financeira desses profissionais e como esse fator impacta suas escolhasfinanceiras. O método adotado foi quantitativo, com a aplicação de um questionário de múltiplaescolha que abordou temas como aposentadoria,nível de conhecimento sobre produtos deinvestimentos, práticas e hábitos de poupança e investimento. Os dados foram comparados àpesquisa nacional "Investidores em Foco"da ANBIMA(2024), permitindo identificar semelhanças e diferenças entre os docentes e a média da população brasileira.A discussão enfatizou que os docentes apresentaram maior preocupação como planejamento financeiro, destacando-se na construção de reservas para aposentadoria e diversificação de fontes de renda, em comparação à média nacional. Os resultados revelaram um entendimento mais claro entre os professores sobre a importância de gerir recursos financeiros, embora ainda exista dependência significativa da previdência pública. Contudo,práticas como investimento em aplicações financeiras e diversificação de rendas mostraram-se mais frequentes entre osdocentes, refletindo o impacto positivo de um maior nível de educação financeira.O estudocontribuiu para evidenciar a relevância da alfabetização financeira e da inteligência emocionalcomo fatores-chave para decisões econômicas mais conscientes e sustentáveis no contextodocente.

Publicado

2025-10-08

Cómo citar

SILVA, J. G. M. A. (2025). EDUCAÇÃOFINANCEIRAEDECISÕESECONÔMICAS: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 18(1). Recuperado a partir de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/3211

Número

Sección

ADMINISTRAÇÃO