O ENSINO DA ÉTICA NOS CURSOS DE DIREITO: FORMATIVO OU INFORMATIVO?
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo verificar as características do ensino da ética nos cursosde Direito no Brasil. A motivação para o estudo foram experiências pessoais vivenciadas comoacadêmico de Direito e no exercício de atividade profissional na área de saúde. Através dométodo dedutivo, partindo da análise das contribuições dos autores estudados verifica-se quehá uma resposta à pergunta que conduziu o presente trabalho. Ou seja, o ensino da ética noscursos de Direito em nosso país tem um caráter apenas informativo, tendo em vista as inúmerasdificuldades enfrentadas pelos cursos em relação ao que determina as Diretrizes Curricularesdos Cursos de Direito. É escasso o espaço para a discussão das questões éticas e as metodologiasde ensino utilizadas não priorizam o envolvimento do aluno nas reflexões críticas de casosconcretos. Tal situação, comprova a hipótese de que há relação entre a deficiência no ensino daética nos cursos de Direito e a realidade em que nos encontramos em termos de postura éticados profissionais da área jurídica. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento evalorização dos docentes, das metodologias de ensino utilizadas e também de reformulação dasDiretrizes Curriculares. Tais iniciativas podem contribuir para que o ensino da ética possa vir aser uma prioridade nos cursos de Direito tendo em vista a realidade dos nossos tempos, onde asatitudes antiéticas constituem a regra e não a exceção. Considerando todos os aspectosdescritos, pode-se ressaltar a relevância desse trabalho e a necessidade desse tema ser estudadocontinuamente por outros pesquisadores, na busca de atender os anseios da nossa sociedade emrelação aos juristas que são formados pelas instituições de ensinoDownloads
Publicado
2022-03-24
Como Citar
ALBUQUERQUE, J. F. D. . (2022). O ENSINO DA ÉTICA NOS CURSOS DE DIREITO: FORMATIVO OU INFORMATIVO?. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 12(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/1996
Edição
Seção
DIREITO