SÍNDROME DE BURNOUT EM MILLENNIALS
Resumen
Este trabalho teve como objetivo analisar o risco de desenvolvimento da síndrome de burnout em profissionais e estagiários da geração millennial por meio da aplicação do Inventário de Burnout de Maslach (MBI), em versão adaptada. O estudo sobre o burnout tem se mostrado crucial em diversas áreas profissionais e acadêmicas devido aos seus impactos na saúde física, mental e na produtividade dos trabalhadores. Nesse contexto, a geração millennial tem se mostrado suscetível a altos níveis de estresse e pressão no trabalho, tornando-a um grupo particularmente relevante para o estudo do burnout. Foi conduzida uma survey, com finalidade exploratória e descritiva. Para o levantamento dos dados foi utilizado um questionário baseado no MBI, dividido em três seções: exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal, totalizando uma amostra de 40 respondentes. As respostas foram analisadas conforme os critérios de pontuação do MBI, que possibilitaram classificar os níveis de burnout dos participantes em baixo, moderado ou alto em cada uma das dimensões investigadas. A análise conjunta das três escalas forneceu um panorama sobre o estado de saúde emocional e profissional dos millennials envolvidos na pesquisa, reforçando a relevância do estudo diante dos índices crescentes de estresse e esgotamento relatados por essa geração. Os resultados obtidos evidenciaram um risco elevado de desenvolvimento da síndrome na amostra estudada. A maioria dos respondentes apresentou altos níveis de esgotamento emocional e baixa realização pessoal, combinados a níveis moderados de despersonalização. Essa configuração revela um quadro preocupante de desgaste profissional, ainda que não extremo, e ressalta a importância de ações preventivas voltadas à promoção da saúde mental e à melhoria das condições laborais enfrentadas por esse grupo geracional.Descargas
Publicado
2025-10-08
Cómo citar
RIZZATTO, T. D. . (2025). SÍNDROME DE BURNOUT EM MILLENNIALS. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 18(1). Recuperado a partir de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/3222
Número
Sección
ADMINISTRAÇÃO