A FLOR DE OURO: A RADICALIZAÇÃO DO NACIONALISMO NO JAPÃO EM FAVOR DE UMA PRÁTICA IMPERIALISTA DE ANEXAÇÃO TERRITORIAL NO LESTE ASIÁTICO (1920-1945)

Autores/as

  • DANIEL DE ALMEIDA CABRAL FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumen

O trabalho procurou compreender a formação da identidade nacional no Japão e como a radicalização do nacionalismo influenciou nas escolhas da política doméstica e da política externa do país na primeira metade do século XX, bem como estas vieram a influenciar o status quo do sistema internacional vigente. A consideração da cultura japonesa, através da detecção de elementos da política doméstica e da ordem internacional é compreendida na proposta da pesquisa, uma vez que se acredita que a partir da identificação dos elementos de construção da identidade nacional do Japão podem-se compreender as escolhas tomadas. O nacionalismo foi utilizado para conceber coesão nacional bem como para promover os interesses nacionais. No Japão, antes e durante a Segunda Grande Guerra, houve uma escalada ao militarismo fundamentado na radicalização do nacionalismo, cujos elementos característicos eram o racismo, o fundamentalismo baseado na religião xintoísta e no caráter divino do Imperador, o ultranacionalismo, o anticomunismo e o expansionismo territorial. Toda essa bagagem ideológica levou as Forças Armadas a cometer atrocidades contra outros povos asiáticos e civis e a cometerem extremos como prova da lealdade ao imperador, como suicídios coletivos e individuais. As sucessivas vitórias militares nas últimas décadas ratificavam a predestinação do expansionismo japonês, criando uma espécie de “Destino Manifesto” em sua versão asiática. O crescimento populacional, a limitação territorial e a forte entrada da cultura ocidental no Japão prepararam as condições domésticas para a ascensão desse radicalismo. Internacionalmente, as derrotas diplomáticas no período entre guerras e a crise econômica contribuíram neste sentido. Com uma mobilização ultranacionalista robusta em profundos níveis da sociedade, o governo do Japão conseguiu criar uma força de guerra pujante, completamente disposta a servir aos desígnios imperiais na Segunda Grande Guerra.

Publicado

2024-05-07

Cómo citar

CABRAL, D. D. A. . (2024). A FLOR DE OURO: A RADICALIZAÇÃO DO NACIONALISMO NO JAPÃO EM FAVOR DE UMA PRÁTICA IMPERIALISTA DE ANEXAÇÃO TERRITORIAL NO LESTE ASIÁTICO (1920-1945) . Portal De Trabalhos Acadêmicos, 5(1). Recuperado a partir de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2864

Número

Sección

RELAÇÕES INTERNACIONAIS