A ADESÃO DE MICROEMPREENDIMENTOS À ECONOMIA DIGITAL: UMA ANÁLISE DO SEGMENTO DE BELEZA NA CIDADE DO RECIFE

Autores/as

  • DIEGO MUNIZ SOARES DE BRITO FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar a adesão dos microempreendimentos de beleza à economia digital, tendo como contexto a transformação digital nas micro e pequenas empresas na cidade do Recife. Os micros e pequenos empreendimentos têm mostrado crescimento vertiginoso, possuindo relevância significativa para a economia brasileira. Todavia, grandes são os desafios enfrentados por esse segmento para garantir a sua sobrevivência. Desta forma, a inserção dos microempreendimentos à economia digital é crucial para o segmento de beleza se manter competitivo e ativo. Realizou-se, assim, um estudo quantitativo, de caráter exploratório e descritivo, por meio de um survey com microempreendimentos de beleza na cidade do Recife. Constatou-se entre os microempreendimentos participantes da pesquisa uma grande adesão à economia digital, tendo a maioria da amostra confirmado a importância da internet para o negócio e o uso de ferramentas digitais nos processos dos empreendimentos. Com relação às principais ferramentas digitais aplicadas nos processos do negócio, destacam-se o uso de Instagram, WhatsApp, WhatsApp Business e Facebook. É importante registrar que o uso do PIX, mesmo sendo lançado em 2020, foi apontado como uma das ferramentas digitais mais utilizadas entre os microempreendedores. Observou-se, por fim, a presença de meios tradicionais (boca a boca e controles manuais) convivendo com ferramentas digitais.

Publicado

2022-08-25

Cómo citar

BRITO, D. M. S. D. . (2022). A ADESÃO DE MICROEMPREENDIMENTOS À ECONOMIA DIGITAL: UMA ANÁLISE DO SEGMENTO DE BELEZA NA CIDADE DO RECIFE. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 13(2). Recuperado a partir de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2321

Número

Sección

ADMINISTRAÇÃO