UM ESTUDO SOBRE GESTÃO PARA FUNCIONÁRIOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores/as

  • MARIA EDUARDA CHAVES RAMALHO FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumen

Dada a prevalência relativamente alta do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na população adulta e a escassez de pesquisas relacionadas ao seu impacto no ambiente organizacional, faz-se necessário investigar os desafios que esse transtorno representa para a vida profissional do indivíduo e possíveis estratégias para superá-los. Dessa forma, o objetivo principal deste estudo foi investigar a percepção de indivíduos com TDAH sobre seu ambiente de trabalho, de forma a compreender suas principais dificuldades e motivações e detectar fatores prejudiciais à sua produtividade. Para tanto, foi aplicado um questionário de 23 perguntas descritivas e de múltipla escolha a 40 indivíduos adultos diagnosticados com TDAH. As respostas foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa (através de análise de frequência). A maioria dos participantes se declarou interessada pelo seu trabalho, mas muitos relataram sentir-se desmotivados e procrastinar. A desmotivaçãorelatada pela maioria dos participantes pode estar associada à maior dificuldade de pessoas com o transtorno em se manterem interessadas na mesma tarefa por um longo período. No entanto, recomenda-se a realização de estudos futuros comparando indivíduos com e sem TDAH, assim como a influência do tratamento e o perfil de liderança na motivação dofuncionário.

Publicado

2022-03-24

Cómo citar

RAMALHO, M. E. C. . (2022). UM ESTUDO SOBRE GESTÃO PARA FUNCIONÁRIOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 12(2). Recuperado a partir de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/1969

Número

Sección

ADMINISTRAÇÃO