ANTEPROJETO DE UMA ESCOLA WALDORF NO BAIRRO POÇO DA PANELA
Abstract
A Escola Waldorf teve sua origem na Alemanha em 1919, quando o dono da fábrica decigarros alemã Waldorf Astoria pediu a Rudolf Steiner, educador e filósofo, que organizasseuma escola para os filhos de seus operários. Assim, Steiner idealiza a pedagogia Waldorf coma missão desenvolver não só o lado intelectual das crianças, mas também, o emocional, opsicológico, o intuitivo e a experiência concreta. Dentro deste contexto, a experiência espacialque toca a criança, física e criativamente, é considerada tão significativa quanto o ensino dasmatérias que alimenta a capacidade intelectual e social da criança. Consequentemente existeuma preocupação em proporcionar aos alunos espaços físicos adequados ao processo deensino. Este fato se reflete na arquitetura de seus prédios, que se destacam por suas formasorgânicas. Tendo em vista a importância da arquitetura para o processo de aprendizadoWaldorf e o desenvolvimento humano, essa pesquisa propôs-se a estudar a arquitetura dasescolas Waldorf. Esta foi analisada diante dos três princípios que norteiam a construção dessetipo arquitetônico: a integração, a correlação e a inspiração.Assim, com base no estudo teórico da pedagogia Waldorf e na análise dos três princípios, foipossível construir uma escola que se adequa tanto as Waldorf quanto a qualquer outro tipo deensinoDownloads
Published
2024-05-08
How to Cite
LEITE, I. R. D. M. . (2024). ANTEPROJETO DE UMA ESCOLA WALDORF NO BAIRRO POÇO DA PANELA. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 5(2). Retrieved from https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2832
Issue
Section
ARQUITETURA E URBANISMO