DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DOS SÍTIOS HISTÓRICOS: RECOMENDAÇÕES PARA O SETOR A DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA-PE

Authors

  • TACIANA BEZERRA DA SILVA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Abstract

Os Sítios Históricos e seu traçado urbano são exemplares que evidenciam todo o processo histórico de transformação de um determinado lugar. Solucionar o problema da acessibilidade nessas áreas é um grande desafio, visto que a relação entre indivíduo e espaço não pode ser desconsiderada e que esta envolve os conceitos de memória e de identidade. Em virtude disso, a escolha Sítio Histórico de Olinda foi pertinente por se tratar de um sítio urbano tombado em âmbito federal e reconhecido pela UNESCO, caracterizado por um traçado irregular, representativo do seu processo histórico de colonização portuguesa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi definido como objeto de estudo o Setor A, setor de preservação histórica mais rigorosa do Sítio Histórico de Olinda, objeto de proposição de diretrizes condizentes com os parâmetros de acessibilidade e que considerem a preservação do patrimônio, trazendo benefícios que podem facilitar tanto o acesso turístico, como a mobilidade da população local. Por meio de pesquisas realizadas em sítios históricos com características semelhantes, somadas ao arcabouço teórico deste trabalho, e, ainda, analisando projetos já existentes e futuros para a área, foi possível constatar que a promoção da acessibilidade neste setor é possível. Desde que tais diretrizes sejam definidas e planejadas como políticas publicas integradas, ações que incentivem e promovam a participação popular, e, sobretudo, que respeitem a autenticidade deste local.

Published

2022-05-13

How to Cite

SILVA, T. B. D. (2022). DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO DOS SÍTIOS HISTÓRICOS: RECOMENDAÇÕES PARA O SETOR A DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA-PE. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 7(2). Retrieved from https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2310

Issue

Section

ARQUITETURA E URBANISMO