COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO E O MERCADO HALAL: PROJEÇÃO INTERNACIONAL PELO SOFT POWER

Authors

  • VANESSA CRISTINA SOARES SILVA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Abstract

Juntamente com o desenvolvimento do comércio internacional, cresceu a preocupação dos países em conquistar novos mercados, e, para isso, devem estar cada vez mais atentos a detalhes que aparentemente podem parecer sem valor, mas que fazem muita diferença na hora de negociar. As diferenças culturais estão ganhando cada vez mais importância no cenário do Comércio Exterior. O objetivo do presente trabalho é analisar a importância fundamental para as empresas exportadoras de se conhecer o ambiente institucional, a cultura, costumes, religião etc. do país importador, especificamente o caso do mercado Halal. A fim de demonstrar como o mercado de alimentos Halal é um mercado de grandes oportunidades, principalmente as exportações de carne, e que pode ser muito bem explorado pelas empresas exportadoras brasileiras, foram analisados o crescimento do mercado Halal cárneo no mundo e no Brasil nos últimos anos. Além disso, foi apresentado como a certificação Halal é um diferencial competitivo e um forte exercício de soft power para o país.

Published

2022-04-07

How to Cite

SILVA, V. C. S. . (2022). COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO E O MERCADO HALAL: PROJEÇÃO INTERNACIONAL PELO SOFT POWER. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 8(2). Retrieved from https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2196

Issue

Section

RELAÇÕES INTERNACIONAIS