A ARQUITETURA DE INTERIORES COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÍPICA COM AUTISMO

Autores

  • LUCIANA AZEVEDO ASSUNÇÃO BARBOSA Faculdade Damas da Instrução Cristã

Resumo

Há um sentimento generalizado de que a inclusão social no Brasil tem feito progressos, mas muito lentos. Quando se trata do grupo de pessoas portadoras de deficiências intelectuais, especialmente aquelas com transtornos do espectro autista, esse processo parece ainda mais moroso. Dessa forma, este trabalho se propôs a analisar como a arquitetura de interiores pode agir de maneira inclusiva de modo a garantir o uso do espaço para todos os usuários, independentemente de suas limitações ou necessidades, colaborando no desenvolvimento de uma criança com autismo. O quadro teórico que embasou a pesquisa foi o princípio da dignidade humana, o direito à igualdade, a arquitetura inclusiva de interiores e o desenho universal. Para atingir o objetivo proposto foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas a profissionais e visitas a espaços especializados na área. O conhecimento teórico analisado mostrou que é notável a importância do espaço físico para o tratamento e desenvolvimento das crianças autistas. A pesquisa empírica realizada em três clínicas especializadas revelou que as ferramentas da arquitetura de interiores, tais como as cores utilizadas, o layout dos ambientes, a iluminação, o formato dos móveis, o tipo de abertura das portas e o tipo de piso têm interferência relevante no desenvolvimento das crianças com transtorno do espectro de autista. Com os resultados obtidos neste estudo, foram propostos métodos e técnicas da arquitetura inclusiva para uso em uma residência de criança atípica com esse tipo de transtorno.

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

BARBOSA, L. A. A. . (2021). A ARQUITETURA DE INTERIORES COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÍPICA COM AUTISMO. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 5(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/1595

Edição

Seção

ARQUITETURA E URBANISMO