<b>CONTEÚDO NORMATIVO DA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA NA PERSPECTIVA DA UNESCO: UM DISCURSO APOLOGÉTICO DO DISCURSO</b><br/>EDUCATION FOR DEMOCRACY NORMATIVE CONTENT, IN THE UNESCO PERSPECTIVE: AN APOLOGETIC SPEECH ABOUT DISCOURSE

Autores

  • Guilherme Perez Cabral Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis FDSM

DOI:

https://doi.org/10.22293/2179-1376.v9i17.993

Resumo

No cenário global de “crise” da democracia, o artigo delimita o conteúdo normativo da educação para a democracia, a partir análise de conteúdo de quatro documentos da UNESCO sobre o tema: “Plano de Ação Mundial em favor da Educação para os Direitos Humanos e a Democracia”, “Declaração e Plano de Ação Integrado sobre a Educação para a Paz, os Direitos Humanos e a Democracia”, e, dedicados à Educação para a cidadania global, “Preparando alunos para os desafios do século XXI” e “Tópicos e objetivos de aprendizagem”. Num discurso “apologético” do discurso, propugnam a educação, em si mesma, democrática, em processo que, formando e habituando à democracia, seja participativo promova a competência comunicativa, a solução cooperativa de conflitos e o conhecimento crítico e reconheça valores universais, respeitada a diversidade.

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Publicado

2019-07-10

Como Citar

Cabral, G. P., & Assis, A. E. S. Q. (2019). <b>CONTEÚDO NORMATIVO DA EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA NA PERSPECTIVA DA UNESCO: UM DISCURSO APOLOGÉTICO DO DISCURSO</b><br/>EDUCATION FOR DEMOCRACY NORMATIVE CONTENT, IN THE UNESCO PERSPECTIVE: AN APOLOGETIC SPEECH ABOUT DISCOURSE. Caderno De Relações Internacionais, 9(17). https://doi.org/10.22293/2179-1376.v9i17.993

Edição

Seção

ARTIGOS