<b>AS TEORIAS NORTE-AMERICANAS DO CONSENSO E DO CONFLITO VISTAS PELAS LENTES DA SOCIEDADE LATINO-AMERICANA: A CRIMINALIDADE NA SOCIEDADE PERIFÉRICA E OS MODELOS TEÓRICOS PRODUZIDOS PELA MODERNIDADE CENTRAL</b><br/>THE AMERICAN THEORIES OF CONSENSUS AND CONFLICT VIEWED BY THE LENSES OF THE LATIN AMERICAN SOCIETY: THE CRIME IN PERIPHERAL SOCIETY AND THE THEORETICAL MODELS PRODUCED BY CENTRAL MODERNITY

Autores

  • Cláudio Brandão

DOI:

https://doi.org/10.22293/2179-1376.v9i16.696

Resumo

As teorias sociológicas da criminalidade impulsionaram a autonomia da criminologia em relação ao direito penal. Elas romperam a subordinação que o positivismo impunha à criminologia em face da utilização de um paradigma etiológico, assim foi com a corrente sociológica que esse último paradigma cedeu lugar ao paradigma do desvio, originando as teorias que investigam a criminalidade através dos modelos do consenso e do conflito. Esses modelos, estruturados para a sociedade norte-americana, por certo fornecem elementos para a investigação científica, mas não são hábeis para a investigação da sociedade latino-americana. Isto se dá porque há um elemento da criminalidade da modernidade periférica que não se faz presente na modernidade central: a imposição de uma quota extra de privação e de violência não prevista no quadro normativo do direito, gerada pela grande deficiência infraestrutural do sistema penal e pela expressiva utilização de uma violência mortal por parte das agências de controle do sistema penal.

Referências

ALVES, Sílvia. Para uma sociologia do crime e da pena na obra de Émile Durkheim: as regras do método sociológico. Delictae: Revista de estudos interdisciplinares sobre o crime. V.2. N.2. Belo Horizonte:D’Plácido. 2017.

ANIYAR DE CASTRO, Lola. Criminologia da reação social. Rio de Janeiro:Forense. 1983

ARAÚJO, Fernanda Carolina. A teoría criminológica do Labelling Approach e as medidas sócio-educativas. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo:SED. 2010.

BARATTA, Alessandro. Criminología y sistema penal. Buenos Aires:BdeF. 2004.

BARRATA, Alejandro. Criminología crítica y crítica del derecho penal. Buenos Aires:Siglo XXI. 2004.

BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro:Zahar. 2008.

BERGALLI, Roberto. Sociología de la desviación. El pensamiento criminológico I. Bogotá:Temis. 1983.

CIRINO DOS SANTOS, Juarez. A criminologia radical. Rio de Janeiro:Forense. 1981.

DAHRENDORF, Ralf. Out of utopia: toward a reorientation of sociological analysis. The American journal of sociology. Vol. 64. N.2. Chicago:Chicago University press. 1958.

FERRAZ, Hamilton Gonçalves. Uma introdução à teoria da associação diferencial: origens, atualidades, críticas e repercussões no direito penal econômico”. Revista de estudos jurídicos da UNESP. V.19. N.30. Franca:UNESP. 2015.

FURQUIM, Saulo Ramos. O rompimento da criminologia consensual funcionalista ante a necessidade de uma criminologia do conflito. Revista Brasileira de Ciências Criminais. V.25. N. 132. São Paulo:RT. 2017

HUERTAS-DIAZ, Omar. Anomia, normalidad y función del crimen desde la perspectiva de Robert Merton y su incidencia en la criminología. Revista de criminología. V.52. N.1. 2010.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Teoria da subcultura delinquente: como surgem as gangues juvenis. URL: www.liberatiscucuglia.com.br/admin/images/artigos/b487d29e3d69fa2d175c8499a1c52bb6.pdf. Acesso em 08 de junho de 2018

MERTON, Robert. Social structure and anomie. American Sociological Review. V.3. N.5. 1938.

SANTOS, Hugo Leonardo Rodrigues. A derrocada do Estado de bem-estar e apolitização do saber criminológico. Sistema Penal e Violência. V.5. N.1. 2013.

SANTOS, Hugo Leonardo Rodrigues. Estudos críticos de criminologia e direito penal. Rio de Janeiro:Lumen Juris. 2015.

SPITZER, Steven. Toward a marxian theory of deviance. Social Problems. V.22. N.5. Oxford:Oxford Univerity Press. 1975.

Downloads

Publicado

2018-08-15

Como Citar

Brandão, C. (2018). <b>AS TEORIAS NORTE-AMERICANAS DO CONSENSO E DO CONFLITO VISTAS PELAS LENTES DA SOCIEDADE LATINO-AMERICANA: A CRIMINALIDADE NA SOCIEDADE PERIFÉRICA E OS MODELOS TEÓRICOS PRODUZIDOS PELA MODERNIDADE CENTRAL</b><br/>THE AMERICAN THEORIES OF CONSENSUS AND CONFLICT VIEWED BY THE LENSES OF THE LATIN AMERICAN SOCIETY: THE CRIME IN PERIPHERAL SOCIETY AND THE THEORETICAL MODELS PRODUCED BY CENTRAL MODERNITY. Caderno De Relações Internacionais, 9(16). https://doi.org/10.22293/2179-1376.v9i16.696

Edição

Seção

ARTIGOS