STUDYING PUBLIC PERCEPTION AND ATTITUDES TOWARD THE BANNING OF THE UNIVERSITY AND HIGH SCHOOL FOR AFGHAN’S GIRLS
Resumo
A questão das oportunidades educacionais para meninas afegãs tem despertado preocupação global, especialmente em meio às turbulências políticas e à instabilidade social no Afeganistão. Este estudo explorou as percepções e atitudes do público em relação à polêmica decisão do Talibã de proibir o acesso de garotas afegãs às universidades e ao ensino médio. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, incluindo pesquisas online e análise de conteúdo em redes sociais, a pesquisa busca oferecer insights sobre as diversas perspectivas em relação a essa questão. A amostra, composta por 651 pessoas (58% homens, 42% mulheres) de diferentes origens demográficas, revela percepções e atitudes abrangentes sobre os impactos sociais da proibição e o empoderamento feminino. Os resultados preliminares indicam que 480 (73,70%) dos entrevistados tiveram seus estudos interrompidos. No entanto, o sentimento público é moldado por uma complexa interação de variáveis culturais, religiosas, políticas e socioeconômicas em relação à proibição da educação feminina. Embora alguns segmentos da sociedade apoiem a medida, citando tradições culturais ou crenças religiosas, eles não reconhecem o papel crucial da educação no avanço da igualdade de gênero e no progresso social. O estudo investiga os possíveis impactos da restrição nas aspirações, no bem-estar psicológico e nas oportunidades futuras das jovens afegãs. Os resultados destacam os desafios significativos e a resiliência daqueles diretamente afetados, incluindo prisões, violência emocional e psicológica, assédio físico e sexual, entre outros. A proibição tem consequências profundas, afetando não apenas o acesso imediato à educação, mas também as perspectivas de longo prazo. Suas repercussões são graves, perpetuando a desigualdade de gênero, impedindo o desenvolvimento social e exacerbando disparidades socioeconômicas. Além disso, mina os esforços em direção ao empoderamento feminino e à estabilidade, reforçando ciclos de pobreza e exclusão. Em conclusão, este estudo oferece uma compreensão detalhada das diversas perspectivas sobre a proibição da educação para meninas afegãs. Ao elucidar os fatores subjacentes que moldam as atitudes públicas, formuladores de políticas, defensores e partes interessadas precisam desenvolver novas estratégias para enfrentar esse problema crítico e promover acesso igualitário e justo à educação para todos.Downloads
Publicado
2025-05-09
Como Citar
Ghulami, H. R. ., Rasuli, J. ., Saadat, S. ., Fauntleroy, C. ., Ejaz, E. ., Jafari, M., Nazari, M. ., & Joya, M. . (2025). STUDYING PUBLIC PERCEPTION AND ATTITUDES TOWARD THE BANNING OF THE UNIVERSITY AND HIGH SCHOOL FOR AFGHAN’S GIRLS. Caderno De Relações Internacionais, 15(29). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/3154
Edição
Seção
ARTIGOS