<b>DIMENSÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS: CONTEXTO INTERNACIONAL, NACIONAL E AS “GERAÇÕES DE DIREITOS”</b><br/>HISTORICAL DIMENSION OF HUMAN RIGHTS: INTERNATIONAL AND NATIONAL CONTEXT AND THE “GENERATION OF RIGHTS”

Autores

  • Talita Santana Maciel (UNESP/SP) UNESP/SP
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (UNESP/SP) UNESP/SP

DOI:

https://doi.org/10.22293/2179-1376.v7i12.167

Resumo

Este artigo apresenta o percurso histórico dos direitos humanos e fundamentais no plano nacional e, sobretudo, no plano internacional. Buscou-se partir, não de uma evolução histórica vista da perspectiva linear, mas sim de um enfoque diferenciado, que se baseia na concepção de direitos humanos como fruto de lutas coletivas e como um tema que ultrapassa contextos de determinado tempo e espaço históricos, pois surgiu em meio a múltiplos movimentos em prol da dignidade humana. Parte constitutiva de pesquisa em andamento, o presente trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica. A fim de traçar a dimensão histórica dos direitos humanos, este artigo apresenta, primeiramente, os direitos humanos como uma construção da Idade Moderna; em seguida foram exploradas as gerações de direitos, sem desconsiderar os já firmados conceitos de indivisibilidade e inter-dependência; por fim, apresentamos o quadro dos direitos humanos no plano nacional.

Biografia do Autor

Talita Santana Maciel (UNESP/SP), UNESP/SP

UNESP/SP

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (UNESP/SP), UNESP/SP

UNESP/SP

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Maciel (UNESP/SP), T. S., & Brabo (UNESP/SP), T. S. A. M. (2016). <b>DIMENSÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS: CONTEXTO INTERNACIONAL, NACIONAL E AS “GERAÇÕES DE DIREITOS”</b><br/>HISTORICAL DIMENSION OF HUMAN RIGHTS: INTERNATIONAL AND NATIONAL CONTEXT AND THE “GENERATION OF RIGHTS”. Caderno De Relações Internacionais, 7(12). https://doi.org/10.22293/2179-1376.v7i12.167

Edição

Seção

ARTIGOS