CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ERA TECNOLÓGICA

CURRICULUM AND GENDER RELATIONS: CHALLENGES OF HIGHER EDUCATION IN THE TECHNOLOGICAL AGE

Autores

  • Eliane Ferreira de Sousa CAPES

DOI:

https://doi.org/10.22293/2179-1376.v11i21.1347

Resumo

A educação superior no Brasil segue, de maneira geral, tendência patriarcal nos currículos dos cursos de nível superior por fatores de toda ordem, sobretudo, cultural, à exceção de cursos tendencialmente demandados pelo público feminino. Assim, o objetivo deste artigo é lançar questionamentos acerca da relação entre gênero e currículo, com foco no ensino superior no Brasil, e as perspectivas de mudança à luz das ferramentas tecnológicas.  Esse tema é justificável, haja vista a infinidade de debates que nunca esgotam o tema, mas que trazem à luz aspectos sensíveis da desigualdade. A metodologia consiste na análise qualitativa de artigos científicos que articulam ideias com o objetivo aqui delineado, cujos resultados (ou a expectativa) são discutidos no plano de ações de melhoria ao problema curricular da educação superior no Brasil. Nesse sentido, o presente artigo está dividido em quatro partes: a) a primeira expõe a questão pedagógica sob dois prismas, o da adoção de práticas pedagógicas ultrapassadas e a escravização dos sujeitos receptivos a essas práticas; b) currículo e gênero; c) os desafios da educação superior; e d) a sociedade da informação e a educação superior.

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Sousa, E. F. de. (2020). CURRÍCULO E RELAÇÕES DE GÊNERO: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ERA TECNOLÓGICA: CURRICULUM AND GENDER RELATIONS: CHALLENGES OF HIGHER EDUCATION IN THE TECHNOLOGICAL AGE. Caderno De Relações Internacionais, 11(21). https://doi.org/10.22293/2179-1376.v11i21.1347

Edição

Seção

ARTIGOS