Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao Editor”. Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word (2003 ou mais recente). URLs para as referências devem ser informadas quando necessário. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no MSWord, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas de Formatação, a seguir:

  • No corpo da Proposta, não deverão constar quaisquer indicativos de autoria que permitam a identificação dos autores pelos pareceristas, tais como nome, instituição de afiliação, e-mail para contato e referências em primeira pessoa a obras já publicadas pelos autores.

    Certifique-se de retirar quaisquer informações que possam identificar a autoria, na seção “Propriedades” do documento;

  • 1. Os textos deverão ser editados em formato .doc (Word 2003 ou mais recente), com fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples.

    2. O título deverá vir em caixa alta e baixa, negrito, espaçamento entre linhas simples, Times New Roman 15. Caso haja subtítulos, estes devem vir em caixa baixa.

    3. Os artigos e resenhas deverão ser editados em página tamanho A4 com margens de 2,5 cm (superior e direita) e 2 cm (inferior e esquerda). Os artigos deverão ter entre 15 (quinze) e 40 (quarenta) páginas; as resenhas e os ensaios, entre 02 (duas) e 06 (seis) páginas;

    4. As resenhas deverão indicar as obras analisadas, com referências bibliográficas completas;

    5. Os artigos deverão ter resumo e abstract com o nome “RESUMO” e “ABSTRACT” em negrito, iniciando duas linhas abaixo do título; o corpo do texto do resumo e abstract devem vir com espaçamento entrelinhas simples, fonte Times New Roman 10. Após o resumo e abstract, devem ser indicadas até 05 (cinco) palavras-chave, seguindo a mesma formatação do corpo do texto.

  • 6. Todos os endereços de Internet citados nos textos devem estar com hyperlinks ativados;

    7. As citações indiretas não devem conter aspas, mas devem conter as devidas referências em parênteses contendo o sobrenome do autor, vírgula e o ano de publicação (exemplo: (SILVA, 2020). Para as citações indiretas não há obrigatoriedade de colocar a página da publicação nas referências.

    8. As citações diretas, no corpo do texto, devem conter aspas duplas e a devida referência em parênteses contendo o sobrenome do autor, vírgula, o ano de publicação e a página da publicação (exemplo: (SILVA, 2020, p.13). Já as citações diretas com mais de três linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte tamanho 10, espaçamento simples, sem aspas e com a referência de acordo com exemplo supracitado.


    9. As notas de rodapé devem conter apenas informações adicionais ao corpo do texto.


    10. As referências bibliográficas devem ser organizadas da seguinte forma:


    a. A seção correspondente deve ser intitulada da seguinte forma: Referências, sem numeração, em negrito, caixa alta e baixa, conforme exemplificado;

    b. LIVRO: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

    c. COLETÂNEA: LYNCH, John. As Origens da Independência da América Espanhola. In: BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina: da independência a 1870. Volume III. São Paulo: Edusp, 2018.

    d. ARTIGO: AMORIM NETO, Octavio. Formação de Gabinetes Presidenciais no Brasil: coalizão versus cooptação. Nova Economia. vol. 4, no. 1, p. 9-34, 1994.

    e. SITE ou MATERIAL ELETRÔNICO: NOBRE, Fábio. O Ambíguo Conceito de ‘Fundamentalismo’ Religioso. Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião. Disponível em: https://ceprir.wordpress.com/2021/02/04/o-ambiguo-conceito-de-fundamentalismo-religioso/. Acesso em 14 mar. 2021.

Diretrizes para Autores

O periódico NEARI em Revista aceita para publicação resenhas, ensaios e artigos inéditos versando sobre temas contemporâneos das relações internacionais e suas áreas correlatas. Os autores que desejarem publicar textos originais nesta revista deverão submetê-los exclusivamente fazendo o LOGIN no portal da revista, com especial atenção às Normas de Formatação apresentadas nesta seção, e às Normas de Submissão previstas nas seções seguintes, sob pena de não ter o texto analisado. O recebimento será informado pela equipe editorial em até 2 (dois) dias úteis. Os comentários feitos pelos pareceristas serão informados aos autores, juntamente com o parecer do avaliador, em até 90 (noventa) dias corridos do prazo limite para submissão de propostas, momento a partir do qual os autores terão 30 (trinta) dias para submeter a versão final do artigo com as alterações que julgar necessárias.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.