<b>ESPELHO TURVO. REFLEXÃO SOBRE USO DO DESIGN BRASILEIRO EM APARTAMENTOS DECORADOS NO RECIFE</b>

Autores

  • Luiz Carlos de Lima Feijó

Resumo

Nos últimos anos, o Brasil tem desenvolvido e tido o reconhecimento de seus produtos e profissionais em diversas áreas do design. Porém, esta divulgação é feita em sua maioria por ou para instituições, mídias e profissionais estrangeiros. Deve ser questionada a participação de cada integrante na formação dos conceitos, costumes e culturas neste processo. Há a necessidade de um posicionamento diante dos motivos que levam ao não reconhecimento ou utilização destas características por parte dos profissionais da área e conseguintemente nos desejos e anseios dos futuros clientes/usuários. A utilização de uma linguagem própria, reflexo dos traços culturais de um país, agrega valores e diferencia seus projetos e produtos no mercado nacional e internacional. Atualmente existe um sentimento de impersonalização e padronização dos ambientes, por refletirem um pensamento de não lugar ou pior, em muitas vezes são de influências extranacionais. Como está situado o mercado imobiliário do Recife nestes aspectos? Para esta investigação utilizou-se a metodologia de estudo de caso, com visitação de apartamentos decorados em nove bairros na cidade do Recife e sua análise nos setores piso, parede e teto. O resultado encontrado relata uma mesmice igualitária sem o uso de referencial de identidade brasileira nos projetos.

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Publicado

2016-10-03

Como Citar

Feijó, L. C. de L. (2016). <b>ESPELHO TURVO. REFLEXÃO SOBRE USO DO DESIGN BRASILEIRO EM APARTAMENTOS DECORADOS NO RECIFE</b>. ARCHITECTON - Revista De Arquitetura E Urbanismo, 2(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/arquitetura/article/view/339

Edição

Seção

ARTIGOS