MATRIZES ERUDITAS DA MORFOLOGIA DO TERRITÓRIO E DA FORMAÇÃO URBANA DA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO: A CONTRIBUIÇÃO DA ENGENHARIA MILITAR

Autores

  • Luciene Pessotti Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

O presente artigo aborda os recentes resultados da pesquisa de pós-doutoramento, ora em andamento. O tema investigado é a influência da matriz erudita do urbanismo português na posse e defesa do território colonial, tendo como instrumentos a implantação de vilas e cidades e a construção de elementos defensivos. O objeto de estudo é a Capitania do Espírito Santo, seu território e as duas primeiras vilas seiscentistas, notadamente, a sua sede, a Vila de Nossa Senhora de Vitória. Analisa-se a atuação dos engenheiros militares através do projeto do Forte de São Francisco Xavier da Barra, ou Piratininga, cuja tipologia arquitetônica é semelhante ao Forte de São Marcelo, Bahia, e cuja matriz projetual é o Forte do Bugio, Oieiras, Portugal. Os recentes estudos demonstram que mesmo em vilas onde a Coroa Portuguesa não atuava diretamente com intervenções e projetos, as referências eruditas eramadotadas.

Referências

ARAÚJO, Renata; CARITA, Hélder; ROSSA, Walter (orgs.). Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2001. p: 157-169.

ARAÚJO DE OLIVEIRA, V. M. Morfologia urbana: diferentes abordagens. Revista de Morfologia Urbana, v. 4, n. 2, p. 65-84, 31 jul. 2017.

BARRETO, Annibal. Fortificações do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1958.

BUENO, Beatriz P. Siqueira. Do borrão às aguadas: os engenheiros militares e a representação da Capitania de São Paulo. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.17. n. 2. p. 111-153. jul.- dez. 2009.

BUENO, Beatriz Picolotto Siqueira. Desenho e desígnio: O Brasil dos engenheiros Militares (1500-1822). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2011.

CATALDI, G.; MAFFEI, G. L.; VACCARO, P. Saverio Muratori e a escola Italiana de tipologia projetual. Revista de Morfologia Urbana, Portugal: Rede Portuguesa de Morfologia Urbana, v. 2, n. 1, p. 25-36, 31 dez. 2017.

CRUZ, Glenda Pereira da. Permanência e renovação da urbanística medieval portuguesa no Brasil. In: Actas do Colóquio Internacional Universo Urbanístico Português, 1415-1822.

DAEMON, Basílio de Carvalho. Província do Espírito Santo: sua descoberta, história cronológica e sinopse estatística. Vitória: O Espírito-santense, 1879.

DEI RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.

DERENZI, Luiz Serafim. Biografia de uma Ilha. Vitória: Prefeitura Municipal de Vitória; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 1995.

DIAS, Pedro. História da Arte Luso-Brasileira. Urbanização e Fortificação. Coimbra: Almedina, 2004.

LAMAS, José M. Ressano Garcia. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundação Colouste Gulbenkian; Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, 1993.

LAMEGO, Alberto. A terra goitacá (6 vols.). Paris, Bruxelas, Niterói, 1913.

LEITE, Serafim. História da Companhia de Jesus no Brasil. Vol.1. São Paulo: Ed. Loyola, 2004, p. 219.

LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

LÉRY, Jean. Viajantes Estrangeiros no Espírito Santo. Distrito Federal: Editora Brasília, 1971.

LOBO, Manuel Leal da Costa, SIMÕES JÚNIOR, José Geraldo (coords.). Urbanismo de colina: uma tradição luso-brasileira. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Makcpesquisa e IST Press, 2012.

MOUDON, A. V.; OLIVEIRA, V. Morfologia urbana como um campo interdisciplinar emergente. Revista de Morfologia Urbana, v. 3, n. 1, p. 41-49, 31 jul. 2017, p.41.

OLIVEIRA, José Teixeira de. História do Estado do Espírito Santo. Rio de Janeiro, 1951.

OLIVEIRA, Mário Mendonça de. As Fortalezas e a Defesa de Salvador. Brasília, DF: Iphan/Programa Monumenta, 2008.

OLIVEIRA, Mário Mendonça de. As Fortificações portuguesas de Salvador quando Cabeça do Brasil. Salvador: Omar G., 2004.

PEREIRA COSTA, Stael de Alvarenga; GIMMLER NETTO, Maria Manoela. Fundamentos de Morfologia Urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015.

PESSÔA, José. Em tudo semelhante, em nada parecido. Modelos e modos de urbanização na América Portuguesa. Oceanos, A construção do Brasil Urbano, no 41, p.70-83, janeiro/março 2000.

PESSOTTI, Luciene. Forte de São Francisco Xavier da Barra: análise da tipologia arquitetônica a partir de matrizes teóricas da engenharia militar. In: Congresso Internacional da História da Construção Luso-brasileira, 2019. Bahia, Salvador. Anais… Salvador, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Faculdade de Arquietura (FAUFBA), Escola Politécnica (EPUFBA), Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração (NTPR), 2019.

PLANO da fortificação que se acha na capitania da Bahia feito por ordem do Ilustrissimo, e Excellentissimo senhor D. Fernando Jozê de Portugal Governador, e Capitão General da mesma capitania no anno de 1799. Biblioteca Nacional (Brasil): Manuscritos 03, 3, 015. Coleção: Real Bibliotheca, 1799.

PORTAS, Nuno. Algumas (hipó)teses sobre o urbanismo português nos Brasis. In: TEIXEIRA, Manuel C. (coord.). A construção da cidade brasileira. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

PRATA, Maria Catharina Ries Queiroz. O patrimônio da Posse - um estudo da arquitetura militar do Espírito Santo no período colonial. Dissertação (Mestrado em Artes). Centro de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010.

ROSSA, Walter. Cidades indo-portuguesas. Lisboa: CNCDP, 1997.

SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

SOUZA, Luciene Pessotti de. Vila de Nossa Senhora da Vitória: por uma perspectiva urbana no Brasil Colonial. In: _____________; RIBEIRO, Nelson Pôrto (organizadores). Urbanismo colonial: vilas e cidades de matriz portuguesa. Rio de Janeiro: CTRL C, 2009. 1. ed.

TEIXEIRA, Manuel C. (coord.). A construção da cidade brasileira. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

VALADARES, Pedro Henrique Cabral. Templos de Marte: referências eruditas nos fortes abaluartados de Pernambuco (século XVII). (Tese de doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco, 2019. 313p.

WHITEHAND, Jeremy W.R.; OLIVEIRA Vitor. Morfologia urbana Britânica: a tradição Conzeniana. Revista de Morfologia Urbana. Portugal: Rede Portuguesa de Morfologia Urbana, v.1, n.1, p.45-52, julho, 2013.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Pessotti, L. . (2021). MATRIZES ERUDITAS DA MORFOLOGIA DO TERRITÓRIO E DA FORMAÇÃO URBANA DA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO: A CONTRIBUIÇÃO DA ENGENHARIA MILITAR. ARCHITECTON - Revista De Arquitetura E Urbanismo, 6(9), 01–17. Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/arquitetura/article/view/1576