NIKE AIR: ESTUDO DE CASO SOBRE BRANDING E MARKETING ESPORTIVO
Resumo
A humanidade em transformação trouxe a sociedade para novas relações afetivas com os produtos e marcas. Dessa forma, o marketing surgiu como ciência adjacente à administração, mas com o objetivo de analisar as relações comerciais e entender seus fundamentos e o poder do posicionamento e que os produtos podem estar aquém da simples satisfação de necessidades. Por isso, principalmente no mercado esportivo, alinhado a era inicial do marketing existia uma lacuna (oportunidade) entre produtos que apenas fossem funcionais, e a representatividade que poderiam ter, este problema inibiu o crescimento que o mercado esportivo e o esporte em si poderiam alçar. Dessa forma, o presente trabalho, busca analisar as estratégias de Branding aplicadas no lançamento do Nike Air. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico e um estudo de caso, sendo o objeto deste estudo a Nike Air. Entre os resultados obtidos podemos destacar como o Nike Air é responsável por mais de 10% da margem de contribuição da corporação e como a Nike, por meio de suas diversas estratégias de marketing e branding se tornou líder no mercado esportivo e umas das 15 marcas mais valiosas do mundo. Ainda, concluindo como o lançamento do Nike Air Jordan, não mudou apenas o marketshare da Nike no nicho esportivo, mas revolucionou o mercado, gerando valor e identidade associativa, mostrando como a aplicação do Marketing e Brandingsão ferramentas de referência no mercado esportivo.Downloads
Publicado
2025-10-08
Como Citar
BASTOS FILHO, M. A. C. . (2025). NIKE AIR: ESTUDO DE CASO SOBRE BRANDING E MARKETING ESPORTIVO. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 18(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/3216
Edição
Seção
ADMINISTRAÇÃO