DIPLOMACIA CORPORATIVA E SEUS DÉFICITS NO BRASIL COMO ECONOMIA EMERGENTE NO CENÁRIO DE GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • THIAGO DE CASTRO LIMA DOYA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

O objetivo do presente trabalho é abordar um breve estudo sobre a história da diplomacia econômica e abertura de mercado no Brasil, para então, compreender o movimento de transição das empresas para o mercado externo e, assim, gerar a demanda de um novo profissional multidisciplinar reconhecido como „‟diplomata corporativo‟‟, em um cenário complexo de intensa globalização. Cada vez mais a promoção do comércio exterior é conduzida pelas empresas privadas, e cabe aos profissionais da área fomentar um ambiente de saldos positivos para reafirmação de posicionamento no ambiente global. Com o rápido crescimento do mercado internacional no Brasil nos últimos anos, e os aumentos das necessidades de inserção de um novo profissional atuante, torna-se indispensável o crescimento de instituições profissionalizantes no campo. Apesar da inserção tardia deste novo profissional, cresce cada vez mais as expectativas de atuação aos amantes da diplomacia corporativa.

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

DOYA, T. D. C. L. . (2024). DIPLOMACIA CORPORATIVA E SEUS DÉFICITS NO BRASIL COMO ECONOMIA EMERGENTE NO CENÁRIO DE GLOBALIZAÇÃO. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 6(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2908

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