IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL EM ESCOLAS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este estudo desenvolve o tema acessibilidade espacial em escola, procurando entender a relação entre ambiente e usuário na realização de atividades cotidianas. O trabalho tem como objetivo geral identificar quais as reais dificuldades vivenciadas por pessoas portadoras de deficiência no espaço escolar através do estudo de caso no Centro Educacional Lubienska a fim de definir diretrizes e recomendações projetuais que possibilitem melhor adequação arquitetônica da edificação e consequentemente maior inclusão social. A pesquisa foi efetuada a partir da combinação de vários procedimentos sendo estes: estudo teórico; realização de visitas técnicas e exploratórias; escolha da área a ser estudada. Após as visitas exploratórias partiu-se para uma avaliação aprofundada do ambiente em estudo através da realização do check list, entrevistas com usuários da escola e aplicação do método Passeio Acompanhado. Através dos resultados obtidos no levantamento técnico e procedimentos aplicados, foram construídas estratégias e recomendações projetuais a fim de minimizar ou eliminar barreiras arquitetônicas que dificultam e impossibilitam o usuário com restrições quanto aos quatro componentes de acessibilidade: orientação, comunicação, deslocamento e uso.Downloads
Publicado
2024-05-08
Como Citar
CRUZ, C. C. S. (2024). IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL EM ESCOLAS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 5(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2826
Edição
Seção
ARQUITETURA E URBANISMO