Internacionalização do Ensino Superior: o curso de Relações Internacionais em Pernambuco

Autores

  • DAYLHANE MICHELY AGUIAR CUNHA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

A intensificação da globalização demanda das instituições de ensino superior (IES) um papel mais proativo no engajamento além-fronteiras com entidades similares. Motivadas por interesses compartilhados, elas se propõem a oferecer ao estudante uma formação adequada aos novos desafios e oportunidades, ao passo que protagonizam o bom posicionamento das IES em um cenário muito mais competitivo que outrora. Dessa forma a Internacionalização do Ensino Superior passa de atividade secundária a nuclear e torna-se relevante a nível global. O presente trabalho investiga como as instituições de ensino superior se comportam enquanto novos atores internacionais, ao mesmo tempo em que debate as prioridades e ações concretas das IES em Pernambuco que oferecem graduação em Relações Internacionais (ou com ênfase) no que tange à própria internacionalização. Argumenta-se que as instituições que buscam um patamar de excelência não podem se eximir da responsabilidade de internacionalização sob risco de virem a sofrer consequências negativas relacionadas ao distanciamento dos critérios de qualidade institucional e profissional. Dessa maneira, a pesquisa colabora na medida em que chama a atenção da comunidade acadêmica para as vantagens da internacionalização e para a necessidade de administração de potenciais riscos.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Como Citar

CUNHA, D. M. A. (2024). Internacionalização do Ensino Superior: o curso de Relações Internacionais em Pernambuco. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 7(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2599

Edição

Seção

RELAÇÕES INTERNACIONAIS