INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O PAPEL DO LÍDER: UM ESTUDO DE CASO EM UM SHOPPING DO RECIFE

Autores

  • BEATRIZ CAMPOS GOUVEIA DE PAULA MENEZES FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar como a gestão do líder é influenciada pelo trabalho da inteligência emocional no ambiente organizacional. Eis a problemática de pesquisa: Como a gestão do líder é afetada pela inteligência emocional no ambiente corporativo? A metodologia utilizada se deu a partir do levantamento bibliográfico em artigos acadêmicos e livros. O referencial teórico se baseou, fundamentalmente, na teoria de Daniel Goleman, que foi devidamente confirmada a partir da vivência na pesquisa de campo. Foi realizado um estudo de caso em um shopping da zona sul do Recife em que foi aplicada uma entrevista semiestruturada. Chegou-se à seguinte conclusão: a saúde mental é imprescindível para um melhor desenvolvimento e formação do líder em seu papel de gerir pessoas. A inteligência emocional está relacionada a questões fundamentais, tais como: atitude empática, resiliência e o tempo que o líder dedica à escuta dos seus funcionários.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

MENEZES, B. C. G. D. P. . (2023). INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O PAPEL DO LÍDER: UM ESTUDO DE CASO EM UM SHOPPING DO RECIFE. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 14(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2506

Edição

Seção

ADMINISTRAÇÃO