FENTY BEAUTY, MAQUIAGEM E QUESTÕES ÉTNICAS E RACIAIS: O MARKETING INTERNACIONAL EM TEMPOS DE CONSUMO-MUNDO

Autores

  • MAYARA SANTOS DE FRANÇA BARROS FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

Após a queda da URSS, os estudos das Relações Internacionais passaram a sededicar e explorar atores internacionais para além dos Estados. Procurandocontribuir dentro dessa perspectiva de produção acadêmica, o presente trabalhoreflete sobre sociedade e mercado diante das questões raciais e étnicas e domarketing internacional, através de um estudo de caso com a Fenty Beauty. Paraisso, são abordadas questões como globalização, mercado, sociedade, movimentossociais, concepções de identidade, raça, eugenia e higienismo, para compreendercomo essas questões foram instrumentalizadas pelo mercado e pela atividade domarketing para criar um cenário de escassez de produtos de beleza para minoriasraciais e étnicas. Ao fim do trabalho, um estudo de caso é apresentado para atendero objetivo central da pesquisa: inferir se o marketing internacional da Fenty Beautyimpactou os consumidores globais ao ponto de causar um ponto de inflexão nomercado internacional de maquiagem. Para isso, a metodologia para confecção dapesquisa adotou o método histórico para elucidar e investigar as variantes queperpassam e influenciam no marketing e desempenho social e econômico da FentyBeauty no mundo, fazendo uso de uma extensa pesquisa bibliográfica, com coletaem fontes primárias e secundárias. Ao fim, a pesquisa conclui que o marketinginternacional da Fenty Beauty foi um sucesso e conseguiu gerar uma recepçãoextremamente positiva dos consumidores, ao ponto deles determinarem à outrasempresas que elas deviam seguir um padrão de qualidade, de produção de produtospara atender todos os públicos e um posicionamento socialmente consciente. Nessesentido, o trabalho discute questões extremamente necessárias ao mesmo tempoque valida o uso do marketing internacional como objeto de estudos nas RelaçõesInternacionais.

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

BARROS, M. S. D. F. . (2023). FENTY BEAUTY, MAQUIAGEM E QUESTÕES ÉTNICAS E RACIAIS: O MARKETING INTERNACIONAL EM TEMPOS DE CONSUMO-MUNDO. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 13(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2478

Edição

Seção

RELAÇÕES INTERNACIONAIS