A GESTÃO DO ESTRESSE NAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO HOME OFFICE: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO

Autores

  • MAYARA THAIS CARVALHO FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar como gestores de uma organização podem gerenciar o estresse no trabalho no contexto home office. Diante do cenário atual da sociedade de pandemia por Covid-19, muitos trabalhadores foram obrigados a serem inseridos neste contexto, muitas vezes sem o devido preparo prévio. Realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa na cidade do Recife/PE e Região Metropolitana, tendo participado do estudo 97 profissionais em regime de home office e de diferentes organizações, com ramos diferenciados. Aplicou-se um protocolo de pesquisa constituído em um questionário com questões abrangendo os dados pessoais e ocupacionais, utilizando-se como base a Escala de Estresse no Trabalho de Paschoal e Tamayo (2004). Os dados obtidos foram analisados por meio de estatísticas descritivas e os resultados apontaram como possíveis causas do estresse a falta de comunicação, ausência de mobília adequada, incertezas bem como dificuldade de comunicação. Desta forma, estre estudo pretende apresentar ao gestor como identificar e lidar com o estresse nas organizações e algumas estratégias para gerir o estresse visando promover um ambiente saudável e produtivo para esses profissionais.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

CARVALHO, M. T. . (2022). A GESTÃO DO ESTRESSE NAS ORGANIZAÇÕES NO CONTEXTO HOME OFFICE: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 13(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2267

Edição

Seção

ADMINISTRAÇÃO