CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL COMO FATOR MOTIVACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA FAMILIAR

Autores

  • THAÍS FERREIRA DOS SANTOS LOBATO FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo observar e analisar como o clima organizacional contribuipara a motivação dos colaboradores de uma organização do segmento familiar no estado dePernambuco. Os embasamentos teóricos utilizados foram à identificação da cultura e climaorganizacional em uma empresa, a motivação como fator alterador da satisfação dos colaboradores eos conceitos de empresa familiar. Dessa forma, para alcançar os objetivos, partiu-se de uma pesquisaexploratória, descritiva, bibliográfica e de campo. A coleta de dados foi realizada através de umaentrevista com o gestor e uma pesquisa de clima. Entre os resultados ressaltamos a percepção dogestor no que se refere à atmosfera da organização e a pesquisa de clima realizada peloscolaboradores, na qual apresentou o conhecimento que os funcionários possuem do clima daorganização e os fatores que o influenciam de forma positiva ou negativa. Conclui-se dessa forma queos colaboradores se sentem satisfeitos com a empresa que eles trabalham, mas a remuneração e aausência de um plano de carreira são fatores que geram algum nível de insatisfação.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

LOBATO, T. F. D. S. . (2022). CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL COMO FATOR MOTIVACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA FAMILIAR. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 3(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2203

Edição

Seção

ADMINISTRAÇÃO