MARKETING 3.0, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INSTITUTO SHOPPING RECIFE

Autores

  • JOSÉ WENDSON GOMES DE QUEIROZ COSTA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

Hoje em dia com a mudança do comportamento do consumidor as organizações adotam uma estratégia diferenciada, onde o marketing 3.0 ou marketing social busca satisfazer a necessidade de um cliente preocupado com a responsabilidade socioambiental, e ao mesmo tempo essas estratégias agregam valor à marca, tornando-a mais forte face aos seus concorrentes. A presente pesquisa analisa conceitos de responsabilidade socioambiental, marketing 3.0 e empreendedorismo social com um estudo de caso baseado na comunidade da “Entra Apulso” no Recife-PE, por meio dos programas de responsabilidade social do Instituto Shopping Recife. Para a conclusão do estudo houve entrevistas semi-estruturadas com os gestores do referido instituto – além de visitas à comunidade. Também foram utilizados artigos científicos e livros para o desenvolvimento do conteúdo e obtenção do resultado. A pesquisa demonstrou que os benefícios trazidos pela organização aos moradores da localidade têm impacto positivo e a realização de programas e projetos faz com que o centro de compras melhore a sua identidade de marca, agregando valor e reduzindo a desigualdade ao trazer para a população o fomento do empreendedorismo, além da capacitação para jovens em busca de qualificação profissional.

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Publicado

2022-04-08

Como Citar

COSTA, J. W. G. D. Q. . (2022). MARKETING 3.0, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INSTITUTO SHOPPING RECIFE. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 8(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2198

Edição

Seção

ADMINISTRAÇÃO