A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDUCACIONAL ENTRE BRASIL E CANADÁ: CARACTERÍSTICAS DOS INCENTIVOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • JÚLIA BRINGEL LINS DA COSTA CARVALHO FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

Com o efeito da globalização, a internacionalização da educação tornou-se necessária, pois com amaior conexão entre os atores globais, a questão da formação educacional dos indivíduos passou atambém a ser de extrema importância para o êxito dos mesmos nos mercados de trabalho nacionaise internacionais. Desde as origens da internacionalização das Instituições de Ensino Superior, até oseu amadurecimento e desenvolvimento, diversos fatores foram determinantes para termos o sistemaeducacional de hoje. Este trabalho buscou focar a questão dos incentivos ao ensino superior,especificamente em duas nações: Brasil e Canadá. O tipo de cooperação internacional que estes doispaíses desenvolveram, as vantagens, os riscos, os acordos e projetos, e qual o nível da relação decooperação entre os sistemas educacionais de ambos. Primeiramente é analisado o sistemaeducacional de cada país, particularmente. Historicidade, características e também uma inserção das IES e de seus respectivos incentivos no cenário atual internacional. E então parte-se para o estudo do conceito de internacionalização do ensino superior e como ele se deu nas IES, como a mobilidade estudantil e profissional – auxiliados por incentivos governamentais - tem contribuído para o desenvolvimento da expansão das instituições e como isso agrega o mercado de trabalho de ambos os países.

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Publicado

2022-04-01

Como Citar

CARVALHO, J. B. L. D. C. . (2022). A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDUCACIONAL ENTRE BRASIL E CANADÁ: CARACTERÍSTICAS DOS INCENTIVOS NO ENSINO SUPERIOR. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 8(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/2110

Edição

Seção

RELAÇÕES INTERNACIONAIS