ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA WALDORF COM PRINCÍPIOS SUSTENTÁVEIS NO BAIRRO DO POÇO DA PANELA /RECIFE-PE

Autores

  • ISABELLA SANTOS COUTINHO DE OLIVEIRA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

O modelo de ensino da Pedagogia Waldorf vem conquistando novos adeptos nocampo educacional do Brasil. Na cidade do Recife há uma grande carência deescolas que ofereçam ensino continuado da Pedagogia Waldorf e que possuam oespaço educacional coerente ao conceito de Arquitetura Antroposófica, ou seja, queincentive o contato com a natureza e que estabeleça relação com os estágios decrescimento do estudante. Identificando essa deficiência, o objetivo dessa pesquisaparte do princípio da importância da criação do anteprojeto da primeira EscolaWaldorf com princípios sustentáveis da cidade do Recife – PE que atenda do Jardimde Infância ao Ensino Médio, oferecendo uma opção de educação completa dosegundo grau, evitando a migração de estudantes para outra pedagogia. Ametodologia utilizada foi baseada no estudo da pedagogia e da influênciapedagógica no ambiente escolar. Os estudos de casos auxiliaram para melhorentendimento das necessidades espaciais das instituições que seguem essapedagogia. Como resultado da pesquisa foi proposto um anteprojeto de uma escolaWaldorf fundamentado nas necessidades do desenvolvimento natural dosestudantes de acordo com as normas arquitetônicas.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

OLIVEIRA, I. S. C. D. . (2021). ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA WALDORF COM PRINCÍPIOS SUSTENTÁVEIS NO BAIRRO DO POÇO DA PANELA /RECIFE-PE. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 9(2). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/1796

Edição

Seção

ARQUITETURA E URBANISMO