ARQUITETURA BRUTALISTA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (1960-1980): UMA PRODUÇÃO MODERNISTA REGIONAL OU UM BRUTALISMO INVISÍVEL?

Autores

  • CLEIDE SELMA DE FIREMAND FIGUEIREDO FERREIRA FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ

Resumo

Este trabalho investiga vinte e duas residências unifamiliares Modernistas, feitas por arquitetos, dentro de quatro municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo eles o Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Parte-se da hipótese de averiguar em que medida essas obras consideradas como Brutalistas, já da fase final do Modernismo, permaneceram praticamente invisíveis dentro da chamada “Escola Pernambucana de Arquitetura”, cujos expoentes máximos são os Professores Acácio Gil Borsoi e Delfim Fernandes Amorim. O recorte temporal foi dado entre as décadas de 60 a 80 do século XX, momento em que houve uma grande produção de residências unifamiliares modernistas em Pernambuco. Alguma destas residências se mantém íntegras, inclusive com o mesmo uso, algumas já não existem, tendo sido substituídas por outros edifícios, duas estão sem uso, abandonadas e uma se encontra em ruínas. O trabalho focou nas integras, em número de 10 (dez).

Downloads

Publicado

2021-09-25

Como Citar

FERREIRA, C. S. D. F. F. . (2021). ARQUITETURA BRUTALISTA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (1960-1980): UMA PRODUÇÃO MODERNISTA REGIONAL OU UM BRUTALISMO INVISÍVEL?. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 4(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/1789

Edição

Seção

ARQUITETURA E URBANISMO