[GRADUAÇÃO | MONOGRAFIA]<BR/><B> LOJAS DO FUTURO: A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ARQUITETÔNICO DA LOJA LIVING DESIGN A PARTIR DA FENOMENOLOGIA ARQUITETÔNICA</B>
Resumo
A internet e as novas tecnologias, aliadas à globalização, vêm impondo transformações significativas no varejo gerando novos negócios, ocasionando mudanças nos formatos dos empreendimentos e, como consequência, no projeto arquitetônico das lojas. Nesse cenário, as “lojas do futuro” são a grande tendência. A Fenomenologia apresenta-se, então, como um importante método do pensamento arquitetônico contemporâneo para desenvolver projetos comerciais eficientes que transformam os espaços tecnológicos das lojas em ambientes de experiências multissensoriais, mais humanos, significativos e culturalmente contextualizados, mas também capazes de fortalecer a imagem da marca e aumentar as vendas. Assim, o trabalho parte de uma pesquisa sobre as características e a evolução dos espaços físicos do varejo e da experiência de compra, bem como sobre algumas estratégias comerciais que influenciam na arquitetura das lojas; introduz os conceitos da Fenomenologia expondo algumas obras de Arquitetura Fenomenológica para demonstrar como essa teoria pode ser aplicada na prática; e apresenta estudos de caso de lojas do futuro, objeto desta pesquisa. Com base nessas informações adquiridas, desenvolveu-se então o estudo preliminar de um projeto de arquitetura de interiores de loja do futuro para a Living Design, empresa pernambucana que atua no ramo varejista comercializando móveis e objetos de decoração, atingindo-se dessa maneira o objetivo geral da pesquisa. Por fim, chega-se à conclusão de que para se desenvolver projetos comerciais eficientes é preciso fazer com que a própria arquitetura se torne uma ferramenta de promoção de experiências multissensoriais, simbólicas e significativas. A arquitetura de experiência deve estar sempre presente nas lojas do futuro.Downloads
Publicado
2019-09-19
Como Citar
BARRETO, S. D. C. L. P. (2019). [GRADUAÇÃO | MONOGRAFIA]<BR/><B> LOJAS DO FUTURO: A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ARQUITETÔNICO DA LOJA LIVING DESIGN A PARTIR DA FENOMENOLOGIA ARQUITETÔNICA</B>. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 11(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/1078
Edição
Seção
ARQUITETURA E URBANISMO