[GRADUAÇÃO | MONOGRAFIA]<BR/><B>TOMADA DE DECISÃO NO SETOR DE COMPRAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA BUSCA DE VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE ENVASE DE ÁGUA MINERAL</B>

Autores

  • SARA DANIELLE NERY DE MENDONÇA Faculdade Damas da Instrução Cristã

Resumo

A busca pela vantagem competitiva tem feito com que as empresas busquem cada vez mais estratégias que a auxiliem na tomada de decisão empresarial. E uma das áreas que vem sendo observada pelas mesmas com muita atenção, tem sido a de compras. Setor extremamente importante dentro da organização, que se não tiver a atenção devida, pode gerar para as organizações grandes prejuízos. Por isso é necessário que este setor esteja preparado para o mercado atual e desenvolva tomadas de decisões estruturadas, para que a mesma contribua para a vantagem competitiva no mercado. Diante disto o objetivo deste trabalho é analisar como a tomada de decisão vem contribuindo para as empresas obterem vantagem competitiva através da aquisição de materiais e no gerenciamento dos mesmos. Para isso foi realizado o estudo de caso em uma indústria de envase de água mineral, localizada na região metropolitana do Recife. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi uma pesquisa de natureza qualitativa, onde aplicou-se um questionário semiestruturado com o gestor da área em questão, buscando compreender de que forma as decisões tomadas influenciavam a indústria positivamente. Os resultados da pesquisa mostraram que o setor de compras da indústria não utiliza de todas as estratégias que podem gerar vantagem competitiva no mercado, apesar da mesma acreditar que as decisões aplicadas dentro do setor são suficientes e que podem garantir uma posição de destaque no mercado. No entanto, o gestor deve ficar atento a diversas estratégias que podem fazer parte das decisões e garantir maior eficiência do setor.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

MENDONÇA, S. D. N. D. (2019). [GRADUAÇÃO | MONOGRAFIA]<BR/><B>TOMADA DE DECISÃO NO SETOR DE COMPRAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA BUSCA DE VANTAGEM COMPETITIVA: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE ENVASE DE ÁGUA MINERAL</B>. Portal De Trabalhos Acadêmicos, 11(1). Recuperado de https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/academico/article/view/1062

Edição

Seção

ADMINISTRAÇÃO