https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/issue/feedCaderno de Relações Internacionais2025-05-09T17:14:11+00:00Prof. Dr. Pedro Gustavo Cavalcanti Soarescadernosderelacoesinternacionais@faculdadedamas.edu.brOpen Journal SystemsRevista Caderno de Relações Internacionaishttps://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/3149POLÍTICA EXTERNA DA CHINA SOB XI JINPING NAS NAÇÕES UNIDAS: DA PASSIVIDADE À PROATIVIDADE NOS ASSUNTOS INTERNACIONAIS2025-05-09T14:03:15+00:00Felipe Augusto Heiermann1@s.com<p>O presente artigo visa analisar a política externa da República Popular da China (RPC) sob Xi Jinping no que concerne sua atuação na Organização das Nações Unidas (ONU). Argumenta-se que a atuação da China sob Xi diferencia-se em grau e intensidade da política externa de seus antecessores, notadamente da de Deng Xiaoping. Busca-se, assim, analisar se a atuação da China no sistema onusiano pode ser caracterizada como agressiva, revisionista ou assertiva. Em termos metodológicos, utilizar-se-á o método qualitativo e descritivo.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caderno de Relações Internacionaishttps://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/3150A RESPONSABILIDADE DE PROTEGER: UMA POSSÍVEL RESPOSTA À CONTROVÉRSIA DA INTERVENÇÃO HUMANITÁRIA2025-05-09T14:35:12+00:00Bárbara Thaís Pinheiro Silva1@s.comMário Lúcio Quintão Soares1@s.comMércia Cardoso de Souza1@s.com<p>Este artigo tem por propósito analisar a Responsabilidade de Proteger como uma possível resposta ao dilema da intervenção humanitária à luz dos preceitos tecidos na Carta das Nações Unidas. Para tanto, serão abordados os conceitos de soberania e do não uso da força delimitados na Carta, visto que estes implicam intrinsicamente a possível aplicação da R2P ou não. Posteriormente, objetiva-se apresentar a R2P desde a sua gênese até a delimitação de seu escopo de aplicação com base em seu contorno legal; e, por fim, as considerações finais acerca da viabilidade da R2P, como uma possível resposta ao dilema das intervenções humanitárias. Nessa perspectiva, optou-se pelo método dedutivo hipotético e de pesquisas de natureza bibliográfica e documental a fim de desenvolver um estudo com primazia.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caderno de Relações Internacionaishttps://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/3151DO CUMPRIMENTO DAS RESOLUÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL: BREVES ESTUDOS E CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA LEI Nº 13.810/20192025-05-09T15:03:41+00:00Ane Elise Brandalise Gonçalves1@s.comEduardo Biacchi Gomes1@s.com<p>O presente artigo visa tecer breves estudos e considerações a respeito da Lei nº 13.810/2019, sobretudo no que concerne às novidades trazidas pelo referido diploma frente ao relacionamento entre Direito Internacional e Direito Interno Brasileiro e seus possíveis desdobramentos. Para tanto, apresenta-se breves considerações a respeito das Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, enquanto relevantes fontes de Direito Internacional e normas dotadas de força cogente. Após, passa-se a constatar os requisitos internos para aplicabilidade das Resoluções do Conselho de Segurança. Com tal contexto, procede-se à análise dos principais aspectos do novo diploma legal e possíveis questões correlacionadas com a lei interna. Para desenvolvimento da pesquisa, o trabalho valeu-se de uma pesquisa qualitativa, fulcrada no tripé jurídico “doutrina-legislação-jurisprudência”, com enfoque principal na análise da Lei nº 13.810/2019. Conclui-se que apesar de contar a referida lei com pontos que possam suscitar debates teóricos, houve uma inegável modificação positiva no relacionamento entre direito interno e direito internacional.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caderno de Relações Internacionaishttps://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/3152HISTORICAL REVIEW OF SOCIAL INEQUALITIES IN SOUTH ASIA: A FOCUS ON INDIA2025-05-09T15:38:27+00:00Ali Juma Hamdard1@s.comJulio Cesar Donadone1@s.com<p>O conceito de classificação social no sul da Ásia e especialmente na Índia pode ser examinado de diferentes pontos de vista e inclui uma variedade de definições diferentes. Um dos contextos dessa divisão social pode ser considerado de origem religiosa, no qual os membros da sociedade são divididos em vários grupos e os deveres são determinados para cada um desses grupos. O sistema de castas como um sistema de relações sociais tem sido uma questão social importante na sociedade indiana há séculos como uma importante estrutura social. Sobre a origem de suas características e seu papel na sociedade indiana, debates e explicações têm sido levantados. A maioria dos pensadores das ciências sociais acredita que esse sistema é uma ideologia generalizada que controla outras relações na sociedade e tem uma hierarquia social baseada no princípio da pureza e da poluição. Utilizando-se da análise secundária, este artigo tem como objetivo investigar as desigualdades sociais e os problemas delas decorrentes. A importância de examinar esta questão não é escondida de ninguém; porque muitas desigualdades econômicas e sociais neste país surgem dessa estrutura. Será feita uma tentativa de discutir e examinar brevemente todas as formas de desigualdade social e sistema de castas na Índia.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caderno de Relações Internacionaishttps://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/3153NORMA TOTALIZADORA E INCREMENTO PUNITIVO: APROXIMAÇÕES EM TORNO DAS MUTAÇÕES NORMATIVAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO2025-05-09T16:19:34+00:00Bruno Rotta Almeida1@s.comTaísa Gabriela Soares1@s.com<p>O artigo, por meio de método dedutivo, revisão bibliográfica e consulta a dados e informações, estuda o incremento punitivo através da norma e suas mutações no contexto da política criminal contemporânea em diferentes países da América Latina. Busca compreender a contribuição da norma e suas mutações para o incremento punitivo no âmbito da política criminal em distintos países latino-americanos. O primeiro capítulo apresenta o condicionamento histórico e a consolidação da norma na estrutura política do Estado. O segundo capítulo expõe algumas retóricas globais da expansão penal com relação ao rompimento indiscriminado e incompreensível dos limites de intervenção punitiva, a fim de indicar a posição singular do sistema penal no provimento de respostas funcionais. Por fim, o terceiro capítulo aborda o impacto da expansão punitiva através da norma e suas mutações, com o intuito de apontar o incremento punitivo operado pelas constantes modificações normativas em distintos contextos nacionais da América Latina.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caderno de Relações Internacionaishttps://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/relacoesinternacionais/article/view/3154STUDYING PUBLIC PERCEPTION AND ATTITUDES TOWARD THE BANNING OF THE UNIVERSITY AND HIGH SCHOOL FOR AFGHAN’S GIRLS2025-05-09T16:52:03+00:00Hassan Rahnaward Ghulami1@s.comJuma Rasuli1@s.comSaeida Saadat1@s.comCallie Fauntleroy1@s.comEnayatollah Ejaz1@s.comMohammad Jafari1@s.comMarzia Nazari1@s.comMusa Joya1@s.com<p>A questão das oportunidades educacionais para meninas afegãs tem despertado preocupação global, especialmente em meio às turbulências políticas e à instabilidade social no Afeganistão. Este estudo explorou as percepções e atitudes do público em relação à polêmica decisão do Talibã de proibir o acesso de garotas afegãs às universidades e ao ensino médio. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, incluindo pesquisas online e análise de conteúdo em redes sociais, a pesquisa busca oferecer insights sobre as diversas perspectivas em relação a essa questão. A amostra, composta por 651 pessoas (58% homens, 42% mulheres) de diferentes origens demográficas, revela percepções e atitudes abrangentes sobre os impactos sociais da proibição e o empoderamento feminino. Os resultados preliminares indicam que 480 (73,70%) dos entrevistados tiveram seus estudos interrompidos. No entanto, o sentimento público é moldado por uma complexa interação de variáveis culturais, religiosas, políticas e socioeconômicas em relação à proibição da educação feminina. Embora alguns segmentos da sociedade apoiem a medida, citando tradições culturais ou crenças religiosas, eles não reconhecem o papel crucial da educação no avanço da igualdade de gênero e no progresso social. O estudo investiga os possíveis impactos da restrição nas aspirações, no bem-estar psicológico e nas oportunidades futuras das jovens afegãs. Os resultados destacam os desafios significativos e a resiliência daqueles diretamente afetados, incluindo prisões, violência emocional e psicológica, assédio físico e sexual, entre outros. A proibição tem consequências profundas, afetando não apenas o acesso imediato à educação, mas também as perspectivas de longo prazo. Suas repercussões são graves, perpetuando a desigualdade de gênero, impedindo o desenvolvimento social e exacerbando disparidades socioeconômicas. Além disso, mina os esforços em direção ao empoderamento feminino e à estabilidade, reforçando ciclos de pobreza e exclusão. Em conclusão, este estudo oferece uma compreensão detalhada das diversas perspectivas sobre a proibição da educação para meninas afegãs. Ao elucidar os fatores subjacentes que moldam as atitudes públicas, formuladores de políticas, defensores e partes interessadas precisam desenvolver novas estratégias para enfrentar esse problema crítico e promover acesso igualitário e justo à educação para todos.</p>2025-05-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caderno de Relações Internacionais